Quilombola malhadense recebe “Prêmio Zumbi e Dandara dos Palmares”

Valêria/Foto reprodução WhatsApp

No último sábado dia (26) de novembro, a quilombola malhadense Valéria Pôrto dos Santos, do povoado de Pau D’Arco, zona rural do município de Malhada, no sudoeste da Bahia, recebeu o Prêmio Zumbi e Dandara dos Palmares, entregue pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, que homenageou lideranças quilombolas baianas pelos serviços prestados em defesa do povo quilombola do estado. 

certificado

Conforme apurou o site Alerta Bahia, Engenheira Agrônoma formada pela UNEB, e mestre em Desenvolvimento Sustentável em área de concentração em Sustentabilidade junto à povos e territórios tradicionais, Valéria é filha de Alminda Rodrigues Porto (mãe) e de Juracy Mendes dos Santos (pai). Reside em Pau D’Arco, e representa Pau D’Arco e Parateca, ambas localidades quilombo. 

No dia (24) do corrente mês a homenageada esteve em São Paulo participando do lançamento do livro “Mulheres Quilombolas – Territórios de Existências Negras”, o qual ela tem uma expressiva participação. 

Atualmente Valéria é colaboradora nas Secretarias de Agricultura dos municípios de Malhada e Carinhanha. 

Djamila Ribeiro, Gessiane Nazário, Valéria Pôrto, Sandra Andrade e Selma Dealdina, no lançamento oficial do livro “Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas”/Foto reprodução

___________________________________

Publicado em: 28/11/2022 – 19:21

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim