Milhares de peixes começam a morrer em lagoa do distrito de Julião em Malhada

Uma situação lamentável está ocorrendo em uma lagoa situada às margens da BR-030, na chegada do distrito de Julião, no município de Malhada, Sudoeste da Bahia. 

Segundo denunciou pescadores e um popular, na referida lagoa está sendo retirada água pela empresa que realiza a obra de asfaltamento da BA-160 do estroncamento de Iuiu até Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), e tal ato está reduzindo volume de água. Com isso, já são dezenas de milhares de peixes mortos e outros morrendo, onde suspostamente por falta de oxigênio. 

De acordo com as imagens encaminhadas ao site, tradicionalmente criam muitas algas na superfície do reservatório natural, e quando o nível da água vai baixando, os peixes perdem a possibilidade de consegui o oxigênio para respirar, então morrem

O site Alerta Bahia contatou a Secretaria de Meio Ambiente, através do coordenador Fábio, que foi até o local e diagnosticou se tratar mesmo de falta de oxigênio. Porém, se comprometeu em buscar solução para o problema, iniciando pelo diálogo com a empresa, para que possam estar captando água em outro local, e também a pasta vai buscar providenciar a limpeza superficial da lagoa, assim facilitará a respiração dos peixes. 

_________________________________________

Publicado em: 07/11/2022 – 12:09

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim