Polêmica em Malhada: Esposo da secretária de administração é acusado de estar usando cartão da Secretaria de Saúde para fazer vários abastecimentos de seu carro em posto de combustíveis

Nessa quinta-feira dia (07) de abril, dia do aniversário de 59 anos de emancipação do município de Malhada, no Sudoeste da Bahia, o cidadão malhadense acordou com uma bomba divulgada nas redes sociais. Vídeos, notas, mensagens e áudios mostravam que acabara de explodir um escândalo na gestão municipal, com a suposta descoberta de que o esposo da senhora Juliana Pires, secretária de administração do município, estava utilizando irregularmente um cartão corporativo da Secretaria de Saúde municipal para realizar vários abastecimentos particulares de seu veículo, uma Toyota modelo SW4 de cor branca, no posto de combustível Auto Posto Rancho Alegre BR, da cidade de Guanambi. 

A informação pegou muitos de surpresa, e a insatisfação gerou vários comentários e compartilhamentos em grupos de WhatsApp, inclusive grupos de toda região. 

Quanto ao caso: 

Conforme foi denunciado nas redes sociais, Marcos Construções, como é conhecido o empresário esposo da secretária de administração, aparece em vídeos abastecendo seu veículo no auto posto citado por mais de uma vez. E conforme o áudio de um frentista, ele usa um cartão de saúde ‘Bahia Vale’ de número (188250****) em nome do Fundo de Saúde de Malhada. E outras notas dão conta de pelo menos mais cinco abastecimentos feitos com mesmo cartão, em valores que variam entre R$ 554,67 e R$ 295,19 por cada uso.  

Ainda conforme o apurado, toda a suposta irregularidade foi descoberta porque Marcos teria comprado lubrificante no estabelecimento e saiu sem pagar, daí o frentista contatou pessoas de Malhada para tentar localizar o suposto motorista que abasteceu seu carro com o cartão da saúde, para então lembrá-lo que saiu sem pagar o lubrificante. 

Diante de tanta repercussão, algumas pessoas procuraram o site Alerta Bahia se posicionando a respeito do ocorrido, e outras foram ouvidos, a exemplo do ex-prefeito Anselmo Boa Sorte, Ex-prefeito Dezin e dos vereadores Ginaldo Gomes e Welder de Tiana. 

Anselmo disse estar estarrecido com tamanha barbárie e comentou que além de exonerar deve se abrir um processo administrativo contra a servidora. Ainda disse que não acredita que o prefeito sabia do ocorrido, mas que se ele não tomar providências drásticas como a exoneração da secretária e buscar a devolução do dinheiro, ele também estará entrando entre os culpados. 

O vereador Huelder de Tiana procurado pelo site se posicionou dizendo que foi algo muito grave e deve ser investigado. Também disse que convidará os demais colegas para reunirem no propósito de debaterem o assunto, onde provavelmente vão solicitar ampla investigação do caso. Como por exemplo onde o cidadão encontrou esse cartão da saúde.  

“Isso é algo sério e tem que ser observado a fundo, e não cabe por uma toalha em cima”, disse Huelder. 

Ginaldo Gomes, vereador, também falou que é algo inaceitável e que nesta sexta-feira (08/04) pedirão respostas do executivo. 

O ex-prefeito Dezin disse que o ocorrido é um absurdo e que precisa ser investigado. 

Nas redes sociais dezenas de pessoas pediram por explicações da gestão, ainda alguns comentaram que é inaceitável uma pasta essencial e tão frágil de recursos como a saúde ser usurpada de tal forma. 

A reportagem do site teve acesso as informações ainda na manhã da quinta-feira, embora em respeito ao Princípio do Contraditório, onde devemos fornecer as partes citadas a sua defesa, e também prezando pela apuração, ao contatar a secretária Juliana Pires sobre o assunto ela disse que ia se manifestar através de nota e pediu um tempo, este que foi atendido, onde o site aguardou até as 09h00min da presente data, embora não foi encaminhada sua versão. 

O tentou contato com o empresário Marcos Construções através de ligação, embora não foi atendido. 

Não conseguimos falar com o prefeito municipal, Dr. Gimmy. 

O Secretário de saúde, Senhor Ricardo Dias disse que essa é uma acusação bem grave, e afirmou que a Secretaria de Saúde de Malhada possui gerenciamento dos cartões de combustível e quem utiliza os mesmos são apenas pessoal autorizado (motorista de ambulância e da frota da saúde) supervisionado pelo secretário de saúde, secretário de transporte, Diretor de transporte hospitalar e com todos os gastos apresentados e conferidos pelo conselho de saúde periodicamente e está acompanhando de perto o uso dos cartões da saúde e pode garantir que os cartões de sua responsabilidade não teve uso de terceiros. 

Em contato com o Auto Posto Rancho Alegre, o suposto gerente identificado pelo prenome Marcelo disse que não estava autorizado comentar com a imprensa sobre o assunto e disse também não está autorizado a passar o contato do proprietário, já que o mesmo disse que somente o proprietário estaria apto a comentar. 

Abaixo mostram arquivos que foram expostos nas redes sociais.

______________________________________

Publicado em: 08/04/2022 – 09:40

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim