Nesta quinta-feira dia (29) de abril, o prefeito de Iuiu e presidente do Consórcio de Saúde Alto Sertão, Reinaldo Góes teve seu celular invadido e sua conta de WhatsApp clonada por criminosos.
O fato foi informado pelo prefeito em suas redes sociais, que confirmou dizendo que percebeu depois que recebeu uma ligação com o DDD do Distrito Federal, em seguida sua conta de WhatsApp parou de funcionar.
“Informo a todos que o meu WhatsApp foi clonado nessa quinta-feira dia (29) de abril, portanto, caso receba alguma mensagem do meu número por favor desconsiderar”, publicou o prefeito, Reinaldo Góes.
Segundo o bacharel em ciência da computação, Cristovão Rodrigues, existem pelo menos três formas que criminosos realizam esse tipo de ação, e que o crime contra o prefeito foi o que os hackers clonam a linha (troca de chips). “Eles pegam um chip virgem, ligam na operadora fingindo ser a vítima, com os dados, e solicitam o mesmo número para um chip virgem, então realizam o procedimento de furto de conta do WhatsAapp”, disse Cristóvão.
Para evitar esse tipo de fraude, o bacharel recomendou que o usuário ele deve fazer a “confirmação em duas etapas”, assim vai impedir que os indivíduos possam estar clonando seu aplicativo.
Questionado se a ligação com DDD diferente pode ter esse efeito para clonar, o profissional disse que não, “uma ligação em si não tem o poder de clonar um chip ou um aplicativo, a ligação é só para confirmar se a linha está ativa”, disse Rodrigues.
Como fazer a Confirmação em Duas Etapas, segundo o tecnoblog.net!
- Abra o WhatsApp;
- Toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”;
- Em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
- Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
- Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal);
- Informe um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código;
- Toque em “Avançar” e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.
______________________________________________________________________
Post – 30/04/2021 – 08:13
Da Redação