Diante da grave situação do município quanto a propagação do novo coronavírus e da falta de leitos de UTI disponíveis no estado, o médico plantonista do hospital municipal, Edvaldo Pereira Magalhães e do centro de Covid-19 de Iuiu, no sudoeste da Bahia, Dr. Geracelio gravou um áudio à população esclarecendo sobre a amedrontável situação da COVID-19, que está totalmente fora de controle.
Segundo afirma o médico, e que nossa reportagem confirmou com a Secretária de Saúde, os números estão disparados e o município vive o pior momento desde o início da pandemia. Ainda segundo o áudio, a quantidade de casos com sintomas que já não são mais leves estão cada vez maior.
“As coisas estão se complicando de tudo quanto é jeito, eu não posso garantir a vocês, mas eu acredito que a variante já está circulando no município de Iuiu”, diz o médico.
Dr. Geracelio pediu a população mais responsabilidade em suas ações, pois cada um tem o poder de diminuir o risco sobre si e sobre as pessoas em sua volta.
“Só se lembrem de que primeiro você contamina quem está perto de você e que é realmente uma pessoa que você ama, vamos ser mais inteligentes e cuidar melhor de nós mesmos e de nossos familiares”, pede o médico.
Nossa reportagem foi informada que as pessoas que testaram positivo ou que estão suspeitas da doença não estão mais respeitando isolamento, o que está preocupando e muito a autoridades da saúde.
Durante o áudio, Dr. Geracelio pediu aos cidadãos iuiuenses que ao sentir sintomas da doença procurasse imediatamente o centro de Covid do município, pois quanto maior o atraso mais o vírus se alastra, fator que pode complicar a saúde pública.
“Quanto mais cedo inicia o tratamento mais chance tem de se recuperar, não vá agir de forma egoísta, informe a vigilância sanitária, vá fazer o seu teste e fique em casa até o resultado sair, então se caso o resultado seja negativo você pode voltar as suas atividades normais! Não vá sair por aí alastrando o vírus, se isole faça o teste e aguarde esclarecer. Se cada um entender o poder que ele tem de alastrar o vírus ou de zerar a contaminação e passar a agir de forma responsável, aí sim, poderemos em poucos dias zerar ou trazer para próximo de zero o número de contaminados”, Ressaltou.
O poder público local vem tentando de todas as formas conscientizar os munícipes, mas muitos estão agindo com falta de empatia, o que poderá causar um caos.
Áudio do médico.
___________________________________________________________________________
Post – 19/03/2021 – 12:27
Da Redação