Visita do desembargador em Carinhanha pode ter sido um pontapé essencial para elevação da comarca

Compartilhe >>

Dia do Evento/Foto: Enviada ao Alerta Bahia

Aconteceu em Carinhanha, oeste da Bahia nessa quarta-feira dia (16) de maio um encontro que pode ter sido o pontapé fundamental para a elevação da comarca de Carinhanha, comarca essa que atende os quatro municípios vizinhos (Carinhanha, Malhada, Feira da Mata e Iuiú).

O evento aconteceu no fórum carinhanhense e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, juiz, advogados, a presidente da (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Guanambi, Maria Luíza Laureano Brito e o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Emilio Salomão Resedá.

A intenção de todos esses que lá tiveram presentes era conseguir o apoio do desembargador para assim corrigir o erro cometido com Carinhanha em 2007 quando voltou à comarca de ‘2ª entrância‘ para ‘entrância inicial‘ trazendo esses sérios problemas, inclusive recebendo em outrora o nome de terra sem lei.

Uma ‘Elevação de Comarca’ é feita diante dos seguintes requisitos, ‘extensão territorial, numero de habitantes, colégio eleitoral, o movimento forense e a receita tributária.

No pleito dessa quarta-feira foi protocolado um documento com a importante participação dos advogados Maria Luíza e do presidente da comissão dos advogados da comarca, Dr. Wallysson Viana Silva, no documento mostra que a comarca de Carinhanha possui os requisitos necessários para elevação de ‘entrância inicial’ para ‘entrância intermediaria‘, mostrando que tem uma área territorial de 7900 Km² e a população de quase 65.000 jurisdicionados, extensão e população mais que necessário.

Segundo o que apurou nossa redação, de início o desembargador insistiu para que aguardassem o concurso para só ai pedirem a elevação, porém depois das falas de advogados, como a presidente da (OAB) de Guanambi e do presidente da comissão dos advogados, contando a cruel realidade ele de comprometeu a ajudar.

O vice-prefeito de Carinhanha Léo do Luana esteve presente e comentou a nossa reportagem da grande importância que teve esse encontro para a nossa comarca, e ficou confiante.

“Acredito que dessa vez vai, nós pedimos ao desembargador foi o apoio dele, como ele é juiz corregedor, e o corregedor é para corrigir os erros, solicitamos que nos ajude a corrigir a injustiça cometida com Carinhanha, com apoio da corregedoria”, disse Dr. Wallysson Viana.

Fotos

Dia do Evento/Foto: Enviada ao Alerta Bahia
Desembargador, Vice-prefeito Léo do Luana e Maria Luíza/Foto: Divulgação

 

Post/17/05/2018 – 10:52

Notícia de Carinhanha/BA

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim