Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Veja como funcionar e o que deve fazer cada interessado do programa de regularização fundiária ‘A Minha Casa’ em Carinhanha

Imagem de lançamento do projeto em Carinhanha com imagem de escritura/Foto: Reprodução

Diante da grande procura de populares à reportagem do site Alerta Bahia por informações de como prosseguirá o projeto lançado recentemente pela prefeita de Carinhanha, oeste da Bahia, o “A Minha Casa”, resolvemos entrar em contato com o secretário de planejamento e desenvolvimento territorial, Dr. Jâmerson, para esclarecer as dúvidas. 

O projeto e seu início. 

O ‘A Minha Casa’ começou quando a prefeita municipal, Chica do PT participou de uma reunião com o presidente da UPB, em Bom Jesus da Lapa, e lá encontrou este projeto de regularização fundiária, ao conhecê-lo viu que “caía como uma luva” para Carinhanha, haja vista que se trata de um território de aproximadamente 07 mil imóveis mobiliários, dos quais 80% são irregulares, tendo em uma leve exceção o bairro São Francisco, que é o mais regularizado. 

Anúncio do projeto em Carinhanha

Diante dessa fase, que foi onde a gestora tomou conhecimento do projeto e sua escolha para emprego no município, veio então o lançamento oficial, qual ocorreu na manhã da última quinta-feira dia (01) de julho, onde nele um projeto de lei foi entregue para aprovação do legislativo, que em aproximadamente trinta dias estará já aprovado e sancionado para entrar em execução. 

Depois de aprovado e sancionado.  

Após sancionado a prefeitura formará uma equipe, onde junto com engenheiro fará o georreferenciamento da área alvejada, no caso, o primeiro será o bairro Alto da Colina, depois do georreferenciamento o governo municipal irá visitar as residências, em seguida cada família será procurada para comparecer com os documentos, e então será feita toda regularização, posteriormente cada um terá definitivamente a documentação legal de seu imóvel.  

De acordo com Dr. Jâmerson, a primeira localidade a receber o projeto será o Alto da Colina, bairro da sede, posteriormente vem o bairro São João, depois o São Geraldo, Sudene, centro e ao concluir a sede, segue-se para os distritos, e depois para povoados. 

Uma dúvida, de alguns, é se as casinhas populares do conjunto habitacional do programa Minha Casa Ninha Vida, localizado ao lado da BR-030, próximo ao campo de avião, se estaria incluído. Segundo Jâmerson, aquela conjunto é um financiamento do qual as famílias já são cadastradas com o Banco Paulista, e não está incluído na competência da prefeitura a liberação de títulos. 

O que fazer agora? 

 A dica da gestão, é que os interessados aguardem o projeto e  a equipe da prefeitura chegarem em seu bairro, mas caso alguém tenha uma dúvida que não foi esclarecida na matéria, pode procurar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, setor situado na rua da Pista II, bairro São Francisco. 

Vantagens do projeto A Minha Casa. 

Além da segurança e dignidade de estar sob um terreno que é seu diante da lei, a regularização trará mais benefícios aos cidadãos carinhanhenses, pois com a escritura do imóvel em mãos, sua propriedade irá ganhar uma alta valorização, e ainda o proprietário do imóvel conseguirá facilmente um financiamento pelo banco para reforma, ampliação ou outra ação, o que resultará em geração de serviço, e maior circulação de valores no mercado local. 

_________________________________________________________________________

Post – 02/07/2021 – 21:08

Da Redação

Publicações Relacionadas

Câmara de Carinhanha convoca secretários de Educação, obras e saúde para esclarecimentos de episódios denunciados por munícipes

David Porto

Juiz de Carinhanha restringe entrada de público para júri do acusado de ter matado a menina ‘Iara da Paixão’ que ocorrerá nessa terça-feira dia 28/06

David Porto

Com a presença do governador da Bahia e vários políticos em Guanambi, ministro Waldez Lopes assina licitação para estudos de viabilização do projeto de Irrigação do Vale do Iuiu

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies