Alerta Bahia
Bahia Carinhanha Destaque

Urgente: Lama da barragem de Brumadinho contamina Rio São Francisco

Foto: Reprodução

Após decretar a morte do rio Paraopeba, por causa da lama que desceu da Barragem da Vale, em Brumadinho, na Grande BH, a Fundação SOS Mata Atlântica alerta para a contaminação do rio São Francisco.

Um levantamento feito, entre os dias 8 e 14 de m arço, comprovou que contaminantes mais finos estão passando pela barreira da hidrelétrica de Retiro Baixo, em Felixlândia (a 193 km de BH), e seguem descendo até a represa de Três Marias (a 271 km de BH), que deságua no Velho Chico.

O estudo, segundo o biólogo e educador da fundação Tiago Félix, tem o objetivo de esclarecer as dúvidas da população.

Diversos setores da sociedade nos perguntavam sobre o rio São Francisco. Diante dos questionamentos, decidimos analisar o impacto na região para informar a sociedade. 

Segundo os dados, nove dos 12 pontos analisados entre Felixlândia e Pompéu, no ponto onde o Rio Paraopeba deságua no Rio São Francisco, já estão com água imprópria para o consumo da população 

Em alguns pontos, a falta de transparência da água, chamada de turbidez, está até seis vezes maior do que o permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. Metais como ferro, manganês, cromo e cobre também apresentam concentração acima do permitido pela legislação.

____________________________________________________________________________

Post – 22/03/2019 – 08:38

Fonte: R7

Publicações Relacionadas

Polêmica: Anselmo Boa Sorte, Mário Zan e ex-cabo eleitoral desmentem fala do ex-prefeito Dezin em entrevista; “Ele pensou que fazendo Anselmo perder voltaria em 2024”

David Porto

Garoto de 10 anos morre asfixiado com corda de balanço enquanto brincava

David Porto

Foragido por ter estuprado três filhas na zona rural de Carinhanha é preso pela Polícia Civil de Santa Maria da Vitória

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies