Tenente-coronel Augusto Normanha é investigado por encobrir ações de milícia em invasões de terra no oeste da Bahia

Compartilhe >>

Foto reprodução – Redes sociais

A segunda fase da Operação Terra Justa, deflagrada nesta segunda-feira, 8 de setembro, pelo Ministério Público da Bahia, resultou na prisão de um tenente-coronel da Polícia Militar, Luís Augusto Normanha de Carvalho. O oficial é investigado por ocultar atividades criminosas de uma milícia que invadia terras de comunidades tradicionais no oeste do estado. 

Segundo o MP-BA, o tenente-coronel recebia pagamentos mensais de R$ 15 mil, entre 2021 e 2024, do líder da milícia, um sargento da reserva da PM já preso na primeira fase da ação. Os crimes investigados incluem corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. 

Durante as diligências, o oficial foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo sem registro. Em sua residência, alvo de mandado de busca, foram apreendidos documentos, eletrônicos, munições e armas que passam por perícia. 

Além da prisão, também foram cumpridos seis mandados de busca e dois de prisão preventiva, em cidades como Correntina, Santa Maria da Vitória e Salvador, com bloqueio de bens de envolvidos no esquema, cujo valor pode chegar a R$ 8,4 milhões, conforme decisão da Vara Criminal de Correntina. 

Antes da prisão, Luís Augusto Normanha ocupava posições de destaque dentro da Polícia Militar baiana: em junho de 2023, foi empossado como diretor do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Bom Jesus da Lapa, assumindo oficialmente o cargo após ser nomeado para a função. 

Anteriormente, ele comandou a 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Santa Maria da Vitória, além de ter chefiado, entre 2012 e 2021, a 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa. Também liderou o 10º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) em Barreiras, após sua passagem pelos comandos locais. 

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos 

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

__________________________________________________

Publicado em: 08/09/2025 – 14:50

Com informações dos sites: G1 e Bahia Notícias

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim