Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

123 suspeitas de dengue são registrados esse ano em Carinhanha

Ilustrativa

Populares denunciaram ao site Alerta Bahia sobre um grande aumento de casos suspeitos de dengue no município de Carinhanha, oeste da Bahia.

Após averiguação de nossa reportagem foi constatado que o ano de 2018 apresentou alto número de casos suspeitos, tendo maior número nos últimos 40 dias ou mês de maio.

Diante da preocupante situação procuramos a secretaria de saúde municipal e falamos com Alvacir Brito, secretário, onde confirmou a grande alta de casos suspeitos e apontou o bairro São Francisco e Alto da Colina com maior número de suspeitas.

Segundo Alvacir, a vigilância epidemiológica já foi avisada do surto e que estão dando todo suporte e passando todas as informações para os pacientes.

A vigilância confirmou o grande aumento de suspeitas.

O coordenador de vigilância, Valternan Almeida disse que o grande surgimento de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade é por conta da sujeira em quintais, e na maioria das vezes, quintais e lotes vizinhos.

Outra situação apontada pelo coordenador seria onde moradores jogam lixo na rua e cães carregam desse lixo embalagens, como exemplo frascos de margarina, o objeto é levado para o mato se transformando em uma excelente morada para o temido inseto.

Assim que um caso suspeito é levado ao conhecimento da vigilância, uma equipe é enviada na residência do paciente, 90% dos casos as residências estão limpas e o problema está em quintais vizinhos.

“ É certo que a partir de agora os focos vão diminuir por conta do clima, mas o que agente pede é ajuda da população no controle de insetos, temos que rever esses lotes abandonados, aí estão grandes vilões”, disse Valternan.

Segundo tabela do setor epidemiológico, neste ano já foram notificados (123) casos suspeitos no município, sendo (41) no bairro São Francisco, 25 no Alto da Colina.

Acompanhe toda tabela:

Tabela desenvolvida com informações do setor epidemiológico/Foto: Alerta Bahia

É importante observar que os casos expostos na tabela trata-se de suspeitas.

 

Post – 29/05/2018 – 11:15

Notícia de Carinhanha/BA

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Constrular realiza amanhã aniversário da Loja em Carinhanha e despenca preço de materiais, Veja

David Porto

CIPE Sudoeste recupera motocicleta com restrição de roubo em Barra da Estiva

David Porto

Jovem é morto a tiros em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies