Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada esclarece como funciona o desconto da contribuição associativa nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas rurais

Compartilhe >>

Imagem representativa CONTAG

Com o compromisso de manter a transparência e o respeito aos seus associados, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada esclarece como funciona o desconto da contribuição associativa nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas rurais.

A contribuição associativa é realizada com base em um acordo técnico firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), entidade que representa mais de 4 mil sindicatos em todo o país, além de 27 federações estaduais. Fundada há mais de 60 anos, a CONTAG atua em defesa dos direitos da agricultura familiar e da classe trabalhadora rural.

Importante destacar que nenhum desconto é feito sem autorização expressa do associado. A contribuição só é autorizada mediante consentimento por escrito do aposentado, aposentada ou pensionista, geralmente assinado no momento da filiação ao sindicato. Essa prática é respaldada por lei e é fiscalizada para garantir sua legalidade.

Essa contribuição tem um papel fundamental no fortalecimento das ações sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, como: reforma agrária, acesso ao crédito, das, da igualdade de gênero, proteção das crianças, juventude e da terceira idade. Também contribui com o fortalecimento e realização de mobilizações nacionais importantes, como o Grito da Terra Brasil, a Marcha das Margaridas e os Festivais das Juventudes.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada reforça seu compromisso com a transparência e legalidade de todas as suas ações e orienta os aposentados e pensionistas que tiverem dúvidas sobre o desconto da contribuição associativa procurarem a sede do sindicato para esclarecimentos.

________________________________________

Publicado em: 23/04/2025 – 19:36

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim