
Moradores dos municípios de Juvenília, norte de Minas Gerais, e de Feira da Mata, no oeste da Bahia, mobilizam-se nos últimos dias para arrecadar recursos e realizar, por conta própria, a recuperação do trecho que liga a BR-030 à ponte que dá acesso à cidade mineira de Juvenília.
A iniciativa surgiu após a chuva recente agravar as condições da estrada, que já é considerada de difícil acesso. Bastaram poucos milímetros de chuva para transformar o local em um verdadeiro atoleiro, impedindo a passagem de veículos e causando transtornos para caminhoneiros e moradores que dependem da via.
Sem resposta do poder público, os moradores criaram um grupo no WhatsApp e começaram uma campanha de arrecadação via PIX, em nome de Paulo César R. Santos, para custear o reparo emergencial do trecho que é uma via estadual e de apenas 3 quilômetros.
Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram veículos atolados e pessoas tentando desatolar carros e caminhões com ferramentas improvisadas. A ação comunitária tem ganhado força e adesão de moradores e motoristas, tanto da Bahia quanto de Minas Gerais, que entendem a importância da estrada para o escoamento da produção local e o transporte diário de passageiros.
Vale mencionar que mobilização lembra a manifestação popular que marcou a luta pelo asfalto da BR-030, entre Carinhanha e Cocos, quando um movimento espontâneo de moradores nas redes sociais e bloqueios na via chamou atenção da imprensa e de autoridades, resultando posteriormente na pavimentação do trecho.
Clique no link abaixo para acessar o grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/GDIZ51DXU28KKLbWie6rhP?mode=wwc
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
________________________________________________
Publicado em: 17/10/2025 – 12:49
Da Redação

- Bonificação de servidores da educação de Malhada chegou a R$ 8.500 e teve repercussão positiva - 17/10/2025
- Operação Overclean: prefeito de Riacho de Santana é afastado para investigação por desvios - 17/10/2025
- Sem ação do poder público, moradores de Juvenília e Feira da Mata se unem para recuperar estrada entre a BR-030 e a ponte de Juvenília - 17/10/2025