
Diversos segurados do INSS têm procurado a nossa reportagem para informar que estão sofrendo descontos indevidos em seus benefícios, realizados por associações. Alguns relatam, inclusive, a realização de empréstimos fraudulentos sem a anuência do titular do benefício.
Conforme divulgou o G1, recentemente, só no ano de 2024, o INSS recebeu mais de 130 mil (cento e trinta mil) denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários, realizados por entidades associadas ao Instituto sem autorização do segurado.
A advogada especialista em benefícios negados pelo INSS, Dra. Simária Fogaça, consultada pelo site Alerta Bahia, alerta aos segurados que, em caso de descontos indevidos realizados por entidades associativas, é possível pleitear na Justiça a devolução em dobro do valor descontado indevidamente, além de uma indenização por danos morais.
Para evitar descontos indevidos em benefícios, a advogada recomenda acessar a plataforma “MEU INSS” e optar pela opção “Solicitar bloqueio/desbloqueio de mensalidade”. Em casos de empréstimos não solicitados ou fraudulentos, é importante retirar os extratos de empréstimos na plataforma “MEU INSS”, que comprovam os descontos no benefício, e registrar um boletim de ocorrência.
A advogada também alerta que, ao procurar os serviços do INSS e de bancos, os segurados devem ter cuidado com pessoas que solicitam dados ou fazem perguntas suspeitas sobre o benefício. Em hipótese alguma devem fornecer informações pessoais, a fim de evitar problemas futuros, como descontos indevidos ou contratação de empréstimos fraudulentos.
___________________________________________
Publicado em: 31/03/2025 – 11:45
Da Redação