Alerta Bahia
Destaque

Secretaria de saúde confirma surto de leishmaniose visceral (Calazar) em Carinhanha

Foto ilustrativa/Fostos: Reprodução

O secretário de saúde do município de Carinhanha, Avalcir Brito e o coordenador de vigilância a saúde epidemiológica e sanitária, Valternan Almeida concederam entrevista à um programa jornalístico da rádio Pontal FM de Carinhanha, oeste da Bahia, nessa segunda-feira dia (15) de outubro, e segundo Valternan, existe sim o surto de Leishmaniose Visceral (Calazar) na sede do município.

A sede já confirmou 6 casos da doença nos últimos 3 meses, inclusive um com morte, preocupando muito a população carinhanhense.

Na entrevista, o secretário se saúde respondeu uma grande dúvida popular, “quais providencias serão tomadas por parte da gestão municipal?”.

Avalci confirmou que a gestão já autorizou a contratação de material para borrifação em toda cidade, disse ainda que estão intensificando os testes rápidos em cães e até disponibilizaram um telefone para o disk denuncia da vigilância sanitária, caso suspeite de um cão com a doença, é só entrar em contato no (77) 9 9943-4461 e uma equipe irá até o local.

De acordo dados citados na fala de Valternan, é preciso que toda população tome bastante cuidado, e ajude a vigilância, pois de 660 testes rápidos realizados, 206 deram positivo.

Como a população ajuda?

  • É importante que limpem os quintais, e não deixe excesso de umidade, pois o mosquito flebótomo, conhecido como “mosquito Palha” gosta de ambientes com essas características.
  • Leve seu animal a sede da vigilância epidemiológica para que seja realizado o teste rápido, para assim saber se o seu cão está ou não infectado.
  • Se caso o teste rápido dê positivo em seu cão, será feito outro mais avançado, se confirmar, entregue o animal para a vigilância.

Quais os sintomas da doença no cão?

  • Queda de cabelo, unhas grande, olhos avermelhados, preguiça, ferida no focinho, são sintomas do calazar no seu bicho, portanto se notou qualquer um desses no seu cão, procure a vigilância.

Uma carrocinha do setor segue trabalhando nas ruas para recolher os cães abandonados, e segundo apurou o Alerta Bahia, um fator que contribuiu muito na proliferação dos casos, foi o grande número de animais soltos nas ruas, animais esses que um dia fora abandonado pelos seus donos.

Uma polêmica que repercutiu muito na cidade de Carinhanha anteriormente, foi um desabafo do vereador Marcelo Falcão, ao citar na tribuna que ele e sua família estavam todos infectados com a doença, e alegou que “ninguém não faz nada”.

Segundo a secretaria de saúde, todos os casos confirmados, ou suspeitos estão tendo bastante atenção da pasta, e garantiu que todo tratamento está sendo oferecido ao paciente, e gratuito pelo SUS.


Post – 15/10/2018 – 14:00

Notícia de Carinhanha/BA

 

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Jovem é encontrada sem vida em Serra do Ramalho

David Porto

Policial à paisana atira contra tanque de motocicleta em Iuiu; veja as versões contadas

David Porto

Polícia Militar apreende adolescente e recupera em Malhada a moto furtada no povoado de Casa Armada em Iuiu

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies