Alerta Bahia
Bahia Destaque

Secretaria de Saúde do estado informa surgimento de 13 casos da “doença da urina preta” na Bahia em 2021

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou nessa sexta-feira dia 10 de setembro, o estado confirmou 13 casos da doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, notificados de janeiro até o presente mês. 

As notificações vieram dos municípios de Maraú, Salvador, Alagoinhas, Mata de São João, Camaçari e Simões Filho, das amostras, pelo menos cinco ainda estão em apuração. 

Doença de Haff , mal que provoca extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, além de falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, podendo causar falência renal. Pessoas com a doença apresentam urina na cor de café, causada pela elevação da enzima CPK, associada à ingestão de pescados. 

Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram notificados 71 casos de doença de Haff nos municípios de Salvador, Vera Cruz, Dias D’Ávila, Camaçari, Feira de Santana e Alcobaça, onde foram registrados dois óbitos, segundo informou a SESAB.  

Em 2020 surgiram casos da doença nos municípios de Camaçari, Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba, totalizando 45 casos notificados. Destes, 40 foram confirmados e cinco foram descartados, sem registro de óbitos. A secretaria recomenda que sentindo sintomas como: dores musculares e apresentar urina escura após o consumo de peixes ou crustáceos, as pessoas procurem imediatamente uma unidade de saúde. 

__________________________________________

Post – 11/09/2021 – 08:23

Da Redação

Publicações Relacionadas

Menina carinhanhense de 04 anos é diagnosticada com câncer e família pede ajuda

David Porto

Pré-candidato a deputado estadual Manuel Rocha foi o convidado da 2ª edição do Podcast Sem Mentiras; político elenca três grandes necessidades da região 

David Porto

Sobe para 05 o número de pessoas infectadas com novo coronavírus em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies