Secretaria de Saúde da Bahia emite alerta sobre “variante da Covid-19 de Manaus” em Guanambi

Compartilhe >>

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) emitiu nesta quarta-feira (24) de março um alerta para as cidades de abrangência da região de Guanambi, no sudoeste da Bahia após a confirmação da existência da variante da “Covid-19 de Manaus” identificada no município.

Conforme o comunicado, o laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lacem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Institude Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz – RJ) notificaram identificação através de sequenciamento de novos casos da Covid-19, da variante SARS-CoV 2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (variante de Manaus) em amostras provenientes de pacientes do estado da Bahia.

Ainda segundo o comunicado, esta variante P1 é considerada de risco devido às mutações que apresenta está diretamente relacionada a um aumento de transmissibilidade afetando o hospedeiro com maior gravidade.

Segundo o órgão, além de Guanambi, as amostras da variante P.1 de Manaus foram identificadas em pacientes dos municípios de  Cruz das Almas, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Amargosa, Feira de Santana, Santa Luz e Lauro de Freitas.

No último dia (17) de fevereiro a Sesab anunciou a detecção de transmissão comunitária na Bahia da variante britânica. Na ocasião, o resultado foi apresentado após o sequenciamento genético da amostra de um homem de 62 anos, residente em Salvador, sem histórico de viagem ao exterior, nem contato com pessoas com esse perfil. 

Diante do exposto, a Sesab ressaltou a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle do covid-19, como utilização de máscaras, higiene das mãos, distanciamento social e sobre tudo evitar aglomerações e em caso de sintomas procurar uma unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento. A secretaria reforça também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente, para as áreas onde foram detectadas a variante.

________________________________________________________________

Post – 24/03/2021 – 22:49

Da Redação.

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim