
A Prefeitura de Carinhanha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dará início ao modelo de ensino em tempo integral nas turmas de 5º e 9º ano da rede municipal nessa segunda quinzena de abril. A medida integra as ações do Programa Escola em Tempo Integral, uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso à educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Em entrevista à nossa reportagem do Alerta Bahia, o secretário municipal de Educação, Wesley Brunno do Nascimento Gomes, informou que a implantação representa um passo estratégico para melhorar os indicadores educacionais do município, que não está nada bem, conforme última avaliação do IDEB.
“O tempo integral é uma política pública que visa oferecer mais oportunidades para os estudantes e apoiar as famílias. Escolhemos iniciar pelas turmas de 5º e 9º ano por se tratarem de etapas decisivas do ciclo educacional”, explicou.
A proposta contempla uma jornada ampliada, com aulas no contraturno e atividades complementares de reforço escolar, cultura, esporte e cidadania. Além disso, no ensino de tempo integral os alunos recebem três refeições diárias e acompanhamento pedagógico diferenciado. Só que em Carinhanha, segundo o secretário, os alunos irão almoçar nas suas residências e retornam a escola no turno da tarde. Ainda segundo ele, por ausência de espaço dos locais onde será aplicado esse segundo turno de aula.
A Secretaria de Educação informou ainda que o modelo será avaliado continuamente e poderá ser expandido para outras séries nos próximos semestres, conforme a evolução do programa.
_____________________________________________
Publicado em: 10/04/2025 – 08:34
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- CODEVASF apresenta projeto para fortalecer a agricultura irrigada de Serra do Ramalho - 17/04/2025
- Moradores lamentam fechamento da agência do Bradesco na cidade de Iuiu - 17/04/2025
- Polícia Civil indicia nutricionista que receitava anabolizantes para fisiculturista malhadense morto após infarto em Goiânia - 16/04/2025