Alerta Bahia
Bahia Carinhanha Destaque Malhada

Rio São Francisco chega aos 7,22 metros em Carinhanha; água ameaça chegar em residências em Malhada e CEMIG anuncia abertura de comportas

Nível do rio, imagem de represa e imagem de lavoura atingida/Foto reprodução WhatsApp e CEMIG

Conforme dados desta terça-feira dia (11) de janeiro, o nível da água no rio São Francisco continua subindo. Em Carinhanha, no oeste da Bahia foi registrado aumento de 14 centímetros nas últimas 24 horas. 

Conforme os dados, o rio atingiu 7,22 metros, porém nota-se que vem reduzindo o aumento de água gradativamente.   

No dia 06 de janeiro (quinta-feira) o aumento de água foi de 35cm;  

No dia 07/01 aumento de 29cm; 

No dia 08/01 aumento de 27cm; 

Em 09/01 aumento de 22 cm; 

10/01 aumento de 20cm; 

11/01 aumento de 14cm. 

Conforme o secretário de agricultura e membro da Defesa Civil de Mlahada, José Castor, nessa segunda-feira, com nível acima de 7 metros o rio já começou transbordar para lagoas e esta água já está se aproximando de residências em Malhada. Um exemplo é o povoado de Ilha de Malhada, que já está isolado sem possibilidade de entrada e saída. Moradores de Ilha das Melancias também já estão em alerta e alguns começam a sair de suas casas. Assim como lavouras marginais já foram alcançadas. 

Carinhanha, que está em superfície mais elevada, o Velho Chico ainda não está causando transtornos ou prejuízos aos residentes, segundo o secretário de agricultura e meio ambiente. Existe uma exceção, porém algo já mais recorrente, que é no balneário Pontal, onde a água já invadiu pelo menos dois bares e se aproxima dos demais.  

Hidrelétrica Três Marias/Foto CEMIG

Quanto ao nível da hidrelétrica Três Marias, dados das 02h00min desta terça-feira dia 11/01 mostram que a represa chegou a 71.83% de seu volume útil. Quantidade ainda confortável, embora a CEMIG anunciou que estará abrindo comporta nessa quarta-feira (12/01) com dispensa de 500 m³/s de água para controle de reservatório. Pois se deixar sobrecarregar corre o risco de futuramente ter de soltar volume maior emergencialmente e causar alagamentos. 

_______________________________________________________

Publicado em: 11/01/2022 – 07:04

Da Redação

Publicações Relacionadas

Prefeito de Malhada entregará ambulância para comunidade de Serra de João Alves nesse sábado

David Porto

Caminhão carregado com bananas tomba na BR-030 em Malhada

David Porto

Após discussão primo desfere golpe de faca no abdome de outro em Malhada; vítima foi transferido para Guanambi

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies