Rio São Francisco chega aos 7,22 metros em Carinhanha; água ameaça chegar em residências em Malhada e CEMIG anuncia abertura de comportas

Nível do rio, imagem de represa e imagem de lavoura atingida/Foto reprodução WhatsApp e CEMIG

Conforme dados desta terça-feira dia (11) de janeiro, o nível da água no rio São Francisco continua subindo. Em Carinhanha, no oeste da Bahia foi registrado aumento de 14 centímetros nas últimas 24 horas. 

Conforme os dados, o rio atingiu 7,22 metros, porém nota-se que vem reduzindo o aumento de água gradativamente.   

No dia 06 de janeiro (quinta-feira) o aumento de água foi de 35cm;  

No dia 07/01 aumento de 29cm; 

No dia 08/01 aumento de 27cm; 

Em 09/01 aumento de 22 cm; 

10/01 aumento de 20cm; 

11/01 aumento de 14cm. 

Conforme o secretário de agricultura e membro da Defesa Civil de Mlahada, José Castor, nessa segunda-feira, com nível acima de 7 metros o rio já começou transbordar para lagoas e esta água já está se aproximando de residências em Malhada. Um exemplo é o povoado de Ilha de Malhada, que já está isolado sem possibilidade de entrada e saída. Moradores de Ilha das Melancias também já estão em alerta e alguns começam a sair de suas casas. Assim como lavouras marginais já foram alcançadas. 

Carinhanha, que está em superfície mais elevada, o Velho Chico ainda não está causando transtornos ou prejuízos aos residentes, segundo o secretário de agricultura e meio ambiente. Existe uma exceção, porém algo já mais recorrente, que é no balneário Pontal, onde a água já invadiu pelo menos dois bares e se aproxima dos demais.  

Hidrelétrica Três Marias/Foto CEMIG

Quanto ao nível da hidrelétrica Três Marias, dados das 02h00min desta terça-feira dia 11/01 mostram que a represa chegou a 71.83% de seu volume útil. Quantidade ainda confortável, embora a CEMIG anunciou que estará abrindo comporta nessa quarta-feira (12/01) com dispensa de 500 m³/s de água para controle de reservatório. Pois se deixar sobrecarregar corre o risco de futuramente ter de soltar volume maior emergencialmente e causar alagamentos. 

_______________________________________________________

Publicado em: 11/01/2022 – 07:04

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim