Alerta Bahia
Bahia Destaque

Reta final: TRE-BA proíbe realização de eventos presenciais e até entrega de santinhos na Bahia

De surpresa, o Poder Judiciário, através do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia publicou nessa terça-feira dia 10 de novembro uma resolução que proíbe várias ações políticas, inclusive até a entrega de santinhos e panfletos nessa reta final de eleições 2020. 

Segundo consta na resolução, ficou proibido: eventos políticos presenciais como comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas, carreatas e similares, distribuição de panfletos, folhetos, adesivos, entre outros materiais de campanha. 

As medidas são para impedir que os políticos promovam eventos e ações que possam pôr em risco a saúde coletiva, e caso as normas sejam descumpridas, pode ser aplicada a força policial, se, dispensar a apuração da prática de ato de propaganda eleitoral irregular, abuso do poder político, abuso do poder econômico e/ou crime eleitoral. 

Ainda segundo o texto das medidas: 

§1°. Havendo processamento e apuração dos atos de propaganda eleitoral irregular, se for comprovada a afronta ao disposto nesta resolução, cumprirá aplicar a sanção prevista no art. 36, § 3º da Lei nº. 9.504/97.  

§2°. As decisões judiciais proferidas para manter ou restaurar a ordem pública no que se refere à aglomeração irregular de pessoas deverão ressaltar que a inobservância das medidas previstas nesta norma implica no crime previsto artigo 347 do Código Eleitoral. 

 Art. 4º As disposições desta Resolução em nada alteram o disposto na Resolução Administrativa n.º 37, de 31 de outubro de 2020. Art. 5º Esta norma entrará em vigor, ad referendum do Tribunal, a partir da data de sua publicação, ficando revogada a Resolução Administrativa n.º 30, de 21 de setembro de 2020. 

Essa publicação caiu como uma bomba para a campanha Baiana, já que muitos candidatos(as) a prefeito(a) planejavam realizar grandes eventos na reta final. 

____________________________________________________________________________

Post – 10/11/2020 – 18:38

Da Redação

Publicações Relacionadas

Cocos chegou aos 104 casos confirmados da COVID-19 e 59 suspeitos

David Porto

Homem é conduzido para delegacia com um revólver e uma faca depois de ameaçar outro em Feira da Mata

David Porto

Homem morto em confronto com a CIPE/Sudoeste em Palmas de Monte Alto já foi preso por latrocínio

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies