Dois comércios da cidade de Carinhanha, no Oeste da Bahia, foram alvos de uma tentativa de golpe, no final da semana passada, da sexta-feira (22/04) ao domingo (24/04), e por pouco os comerciantes não perdiam dinheiro.
Conforme uma das vítimas disse ao site, os alvos foram, o Restaurante e Pizzaria Bom Forno e o Luana Palace Hotel. Que há aproximadamente quatro dias receberam o contato de um homem que dizia ser do Mato Grosso do Sul, um possível cliente, de nome Valdeci Tadeu Becker e que enviaria para a cidade dez trabalhadores, onde precisava reservar quartos no hotel, e pediu a indicação de um restaurante, que seria onde iriam fazer as refeições no período de vinte dias.
O contactante durante um longo espaço de tempo dialogou com os comerciantes, e pondo em prática um plano bem elaborado, fechou com os comércios e disse que os 10 homens estariam saindo de van sentido à Bahia, dando até o contato do motorista, que seria o responsável por pegar as refeições.
A parte onde os criminosos já estão com o golpe armado, é quando pedem o orçamento para todo o período e posteriormente a nota fiscal, então mandam o comprovante de uma suposta transferência TED, com um valor a mais, e disse que esse valor extra seria para caso de os trabalhadores precisassem de algo a mais, ou de dinheiro para combustível o comerciante transferir para eles, já que o golpista (suposto Valdeci) falou que só podia fazer TED, e não chegaria instantaneamente para seus subservientes.

Ainda conforme apurou o site, os criminosos tem prática no golpe, e apresentam várias provas falsas de que existem, como documento da empresa (fazenda), vídeos, áudios e como disse anteriormente, até um convincente falso comprovante de depósito emitiram.

Já no final de semana, quando a suposta van de trabalhadores já estava na estrada, o Valdeci solicitou ao Marcelo (dono do restaurante) e também aos donos do hotel para mandar um pouco do dinheiro que depositou a mais para o motorista da van, pois ele tinha de abastecer, e nesse mesmo intuito, depois de um período de diálogo onde eles passaram confiança aos comerciantes, pretendiam arrancar pelo menos dois mil de cada uma vítima, já que a TED era falsa e não cairia dinheiro algum.
Nessa segunda-feira dia 25 de abril, quando a ficha caiu que era um golpe, Marcelo que já havia até emitido uma nota fiscal no valor de R$ 6.000,00, procurou a delegacia para registrar o caso, e pediu a imprensa para divulgar o ocorrido, pois outros podem ser alvo dos criminosos.
Segundo apurou o site, a Bom Forno e Luana Hotel não chegaram a perder dinheiro com as transferências requisitadas pelos facínoras, já que disseram que só mandariam quando o valor caísse na conta, mas principalmente o restaurante teve o prejuízo de comprar uma quantidade elevada de mercadorias se preparando para atender a tal demanda falsa.
_________________________________
Publicado em: 26/04/2022 – 07:33
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
