
Membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Malhada, no sudoeste da Bahia, foram à emissora de rádio Pontal FM para esclarecer aos associados e demais população malhadense a respeito do tão propagado escândalo dos descontos indevidos contra assegurados do INSS.
A presidente Maria José, o tesoureiro, Raimundo Basileu e a Luzinete Pereira, secretária geral, esclareceram o que vem ocorrendo, falou sobre o assunto ao nível de Malhada e colocou a entidade à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A entrevista aconteceu no início da tarde dessa segunda-feira, dia 19 de maio, no Jornal da Pontal. E, ao serem questionados sobre essa situação de descontos, a presidente esclareceu o seguinte: “Fomos colocados na mesma balança de outras associações e confederações, como se todos fossem iguais. Mas o desconto feito pelo sindicato de Malhada é autorizado pelo beneficiário, no momento em que ele recebe a carta de concessão no próprio sindicato. Tudo é feito dentro da legalidade”, afirmou Maria José.
Segundo a presidente, desde 2019, o sindicato tem identificado e auxiliado aposentados que apresentavam descontos de mensalidades associativas não reconhecidas. “Entrávamos no sistema com a senha do beneficiário e verificávamos descontos de diversos valores feitos por entidades desconhecidas. Sabíamos que não eram daqui”, relatou.
Maria José explicou ainda que agora, “com a nova funcionalidade do sistema Meu INSS, cada aposentado poderá confirmar se autorizou ou não o desconto. E caso declare que não autorizou, o sindicato será notificado e terá que apresentar os documentos que comprovem a autorização.” Ela ressaltou que o sindicato está preparado para apresentar defesa sempre que for necessário, visto a responsabilidade e compromisso que o sindicato tem com cada associado.
Diante da situação, o sindicato está convocando aposentados e pensionistas para procurarem a entidade e realizem a verificação de seus benefícios. O procedimento envolve o acesso ao sistema do Meu INSS com CPF, documento de identidade e senha de acesso que poderá ser criada no momento ou já obtida anteriormente.
“Nosso objetivo é ajudar o governo a descobrir o tamanho real da fraude e mostrar quem está certo e quem está errado. É fundamental que os segurados nos procurem para verificar sua situação”, finalizou Maria José.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_____________________________________________
Publicado em:
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Parlamentares criam comissão regional para debater soluções para o melhoramento do transporte intermunicipal e interestadual na Bahia - 20/05/2025
- Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada vão ao rádio esclarecer descontos indevidos de aposentados; acompanhe - 20/05/2025
- Completa 5 dias de desaparecimento de homem que teria saído de Manga para comprar carro no município de Malhada - 20/05/2025