Representantes do CREAS e CMDCA de Carinhanha alertam que cerca de 80% dos casos de abuso infantil envolve familiares e pessoas próximas

Compartilhe >>

Anderson Silva (presidente do CMDCA) E Dra. Adriana Silva (Advogada do CREAS) – Foto Alerta Bahia

Durante entrevista concedida à Rádio Pontal FM, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Carinhanha, Anderson Silva, e a advogada do CREAS, Dra. Adriana Mota, trouxeram dados alarmantes sobre os casos de abuso contra crianças e adolescentes no município de Carinhanha. Segundo eles, cerca de 80% das ocorrências no Brasil têm como autores membros da própria família ou pessoas próximas, como pais, avós e irmãos, e que a situação de Carinhanha é semelhante.

Anderson destacou que o aumento nos registros não significa, necessariamente, o crescimento dos casos, mas sim uma maior conscientização da população em denunciar. “Esse crescimento se deve, na maioria, às campanhas educativas que têm sido feitas. As palestras e ações informativas mostram à sociedade a importância de denunciar e ensinam os caminhos para isso”, explicou.

Ainda durante a entrevista, os representantes do CREAS e CMDCA reforçaram a programação do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. As ações incluem palestras, rodas de conversa nas escolas, atividades lúdicas e encenações teatrais, visando informar, prevenir e encorajar a denúncia.
A advogada Dra. Adriana Mota também ressaltou a importância do respaldo legal que garante proteção às crianças e adolescentes, “e nosso papel é fazer com que essas leis sejam conhecidas e respeitadas”, afirmou.

Em outubro de 2023, durante inauguração da reforma do fórum da comarca de Carinhanha, a prefeita Chica do PT denunciou a explosão de abusos sexuais contra crianças e adolescentes no município e deixou desembargadores atônitos com a informação.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!  

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos  

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

__________________________________________

Publicado em: 21/05/2025 – 18:09

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim