Alerta Bahia
Destaque Oeste

Relatório do Serviço Geológico do Brasil aponta ‘alto risco’ de acidente em local da Romaria de Bom Jesus da Lapa

A Romaria de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, a maior do nordeste, recebeu uma grande multidão na primeira semana de agosto de 2024, porém, o que muitos não sabiam é que existe um relatório que aponta alto risco de acidente no Morro de Pedras, local onde fica situada a famosa Gruta da Soledade. 

Conforme apurou a reportagem do site Alerta Bahia, no fim de maio, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu um relatório, produzido a partir de imagens, que mostrou “alto risco” de queda de pedras da formação rochosa do local, o que pode provocar acidentes. 

O documento foi elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, e em preocupação com as pessoas que visitam ao local, MP estadual pediu que a prefeitura municipal e a Diocese entreguem, até o dia 27 de agosto, um plano de contingência e evacuação em casos de acidentes ou desastres naturais no local. 

Segundo o MP-BA, o risco de acidente se agravou desde 2016, com o aumento do número de residências no entorno das rochas e de pessoas.  

“Foram apresentadas imagens, evidenciando pontos de deslocamento de rochas”, afirma o promotor José Franclin Andrade de Souza. E ainda foi informado que se o documento não for apresentado no prazo, há possibilidade de interdição da gruta. 

Novo estudo será realizado 

Tudo em Bom Jesus da Lapa gira em torno da religiosidade – não só o nome. Lojinhas vendem souvenirs católicos e as paredes das pousadas têm imagens cristãs. A ida de romeiros à cidade aumentou ao longo dos anos com a captação do seu potencial turístico. Hoje, a romaria local é a terceira maior do Brasil. 

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa reforçou, por meio de nota, que a gruta do Bom Jesus é administrada pela Diocese da cidade, mas que está à disposição do MP e tem se mobilizado para “assegurar a segurança”. A gestão destacou que a análise feita pelo Serviço Biológico é “preliminar” e diz buscar apoio do Governo Federal para um novo estudo. 

“Mais aprofundado, que envolva uma análise e coleta do material para estudo laboratorial junto a um estudo do interior e a base rochosa”, explica a nota. De acordo com a Prefeitura, nunca houve acidentes na região.  

Um novo estudo geológico, ainda segundo o Executivo municipal, também já foi encomendado à Secretaria de Meio Ambiente local, “com a finalidade de melhor monitorar as ações referentes às atividades turísticas e população vizinhas”. 

Um dos pontos destacados pelo relatório é a necessidade de tirar as casas que estão encrostadas nas pedras. “Temos buscado recursos junto ao Governo do Estado para desapropriação desses imóveis e sua adequação para prevenir deslizamento”, afirma a gestão. 

“As casas sempre estiveram lá, não houve crescimento na quantidade. Mas é claro que estão em torno do morro e podem correr risco”, questiona Padre Roque, que conhece o local há mais de 30 anos e está na terceira gestão do santuário. O pároco afirma que todos os romeiros que questionaram sobre as placas de aviso em grutas, passarelas e portal foram informados que se tratavam de um pedido feito pelo MP. 

O plano de contingência definitivo solicitado pelo órgão, de acordo com o pároco, já começou a ser montado. Mas há perguntas em aberto, na avaliação dele, como as atribuições de cada órgão público. O Corpo de Bombeiros não atendeu à solicitação até o fechamento desta reportagem. 

Para discutir o assunto, o padre afirma que a Diocese e a Prefeitura querem se reunir com o Ministério de Minas e Energia, que não atendeu às solicitações da reportagem. A próxima festa religiosa em Bom Jesus da Lapa acontece no dia 15 de setembro, dedicada à Nossa Senhora da Soledade. 

______________________________________________

Publicado em: 12/18/2024 – 11:15

Da Redação

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Vigilância Sanitária interrompe festas clandestinas com malhadenses e funcionários de uma empresa em Carinhanha

David Porto

Locutora da rádio Pontal FM testa positivo para o coronavírus e Carinhanha sobe para 29 casos positivos

David Porto

Ministro relata agressão do MST e PCO na Bahia; Moro determina investigação

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies