O Tribunal Regional Eleitoral – (TRE), através do juiz eleitoral da comarca de Carinhanha, no oeste do estado, deferiu um pedido de impugnação contra a pesquisa eleitoral registrada recentemente pela empresa Opinião Pesquisas Ltda, sob o número BA-06242/2024.
nesta quarta-feira dia (14) de agosto, a , sobre o cenário eleitoral.
A decisão do magistrado foi publicada nesta quarta-feira dia (14) de agosto, em acolhimento a uma ação do Partido União Brasil, que integra a coligação do candidato Léo do Luana (AVANTE), e determina a suspensão da divulgação da referida pesquisa eleitoral, a qual foi divulgada no final do mês passado.
A decisão da justiça foi tomada após a identificação de irregularidades na pesquisa, que não estava em conformidade com a legislação eleitoral.
Segundo a representação, a pesquisa, que circulou amplamente em redes sociais e sites locais, gerou desconfiança na população devido inconsistências nos dados demográficos e na forma como as perguntas foram elaboradas. A ordem dos nomes dos pré-candidatos no questionário sugeria uma influência indevida, com o nome “Chica” aparecendo sempre em primeiro lugar.
Além de proibir a divulgação da pesquisa, a justiça estipulou uma multa diária de R$ 5.000,00 para a empresa caso a decisão não seja respeitada. A medida foi reforçada pelo entendimento do Ministério Público Eleitoral, que destacou a falta de comprovação de recursos da empresa para a realização da pesquisa.
A decisão do juiz eleitoral Dr. Arthur Antunes tem o intuito importante de garantir um processo eleitoral justo e transparente em Carinhanha.
___________________________________________
Publicado em: 14/08/2024 – 19:04
Da Redação
David Porto
- Em entrevista, Anselmo Boa Sorte e Dão Santos agradecem votos recebidos e comentam sobre a política de Malhada - 09/10/2024
- Eleição 2024: Veja a votação dos candidatos a prefeito e a vereador de Feira da Mata em cada seção – Alerta Bahia - 09/10/2024
- Municípios das regiões de Guanambi e Bom Jesus da Lapa registram temperatura 40°C e devem registrar calor mais elevado nesses dois dias - 09/10/2024