Alerta Bahia
Carinhanha Destaque Malhada

Quatro réus acusados de matar homem em bar no povoado de Pau D’Arco em Malhada são absolvidos em júri popular

Arthur (juiz), Larissa (advogada), Ariomar (promotor)/Foto reprodução Facebook

Em julgamento realizado pela vara crime, da comarca de Carinhanha, no Vale São Francisco, quatro réus acusados de ter matado, Gilberto Oliveira da Silva (Gilberto Transporte) de 37 anos, com um golpe de faca no peito esquerdo, no Povoado de Pau D’Arco, município de Malhada, Sudoeste da Bahia. 

Foram denunciados e acusados pelo crime de homicídio qualificado, os réus: Ronaldo Mendes Moreira, Raí Neris Mendes, Aline Mendes Moreira e Francineuma Neris Mendes, os quais foram absolvidos pelo corpo de jurado, qual entendeu que, Raí, Francineuma e Aline não cometeram o crime. E absolveu Ronaldo, entendendo que agiu em legítima defesa. 

Quanto ao crime, que ocorreu no dia 25 de setembro de 2017, por volta das 3h30min, em um bar, depois de uma discussão entre o casal, Aline e Gilberto, os demais citados, juntamente com a própria Aline, teriam agido em comunhão e matado Gilberto com golpe de faca no peito. 

O júri foi presidido pelo juiz de direito, substituto da comarca, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves; acusado pelo promotor, Ariomar José Figueiredo da Silva (MP) e a defesa dos réus estava por conta dos advogados, Osvira Larissa  e Emanoel Inocêncio. 

Veja abaixo mais detalhes quando o dia do crime e o que foi colhido pela justiça.

Segundo o apurado, no dia e local mencionados, a denunciada Aline estava em um bar, quando a vítima chegou-lhe procurando e começaram a discutir. 

Conforme as discussões prosseguiam, a notícia do desentendimento foi se espalhando e seus irmãos, os demais denunciados, ficaram sabendo do fato. 

Por conta disso, os increpados Francineuma, Raí e Ronaldo foram ao encontro do casal que discutia, sendo que, após a briga se tornar mais agressiva, Ronaldo desferiu um golpe de faca no peito da vítima, que caiu no chão e ainda foi linchada com golpes de socos e chutes aplicados por Aline, Francineuma e Raí. 

Após diligências da Polícia Militar do Estado da Bahia, os denunciados Aline, Francineuma e Raí foram localizados e presos em flagrante, sendo encaminhados para a Delegacia de Polícia para prestar depoimento. 

Perante a Autoridade Policial, a acusada Aline afirmou que estava bebendo cerveja no bar, quando a vítima chegou para discutir com a mesma. Durante a briga, seus irmãos Francineuma, Raí e Ronaldo se aproximaram, sendo que quando a increpada Aline de as costas para ir para casa com seus filhos, ouviu alguém dizer “mataram Gilberto”, sendo que, quando olhou para trás, viu o mesmo caindo no chão. 

Declarou ainda que acompanhou a tentativa de socorro da vítima até o posto de Saúde, mas que esta veio a falecer. Por fim, informou que somente depois, por conversas com outras pessoas, soube que Francineuma e Raí haviam agredido a vítima na ocasião. 

Apurou – se ainda que Francineuma tentou interferir na discussão quando se aproximou do local onde a vítima e Aline estavam, mas foi empurrada pelo ofendido. Em ato contínuo, tentou ainda desferir uma garrafada na vítima, sem sucesso, mas posteriormente lhe acertou uma paulada nas costas, não sabendo precisar se aconteceu antes ou depois da facada desferida por Ronaldo. Acrescentou ela ainda em seu depoimento que Raí também estava presente e agrediu a vítima com chutes e socos. 

Em seu depoimento perante a Autoridade Policial, o increpado Raí informou que estava em sua casa, quando soube da discussão, sendo que foi até o local para saber o que estava acontecendo. 

Chegando lá, encontrou Francineuma com um pedaço de pau na mão, que tinha sido utilizado para desferir uma paulada nas costas da vítima, sendo que também chegou a desferir alguns socos sobre a mesma. 

Por fim, o denunciado Ronaldo, autor do golpe de faca, esteve foragido por algumas horas, sendo localizado e preso por policiais militares no dia seguinte ao crime, junto com a arma branca utilizada no delito. Perante a Autoridade Policial, confessou ter desferido a facada no peito da vítima, sendo este objeto de sua propriedade. 

Segundo o increpado, na noite do fato, a vítima estava discutindo muito com Aline, sendo que o mesmo chegou para tentar apaziguar a situação, sem sucesso, vez que também passou a brigar com a vítima. Tendo em vista que Gilberto estava com uma faca, que anteriormente estava em posse de Aline, o denunciado Ronaldo foi até a sua residência e buscou uma faca tipo caçador, prendendo-a em sua cintura e voltando par ao local onde estavam a vítima e Aline. Chegando lá, ainda em discussão com a vítima, o denunciado Ronaldo desferiu uma facada em seu peito, possivelmente acertando o coração. Em ato contínuo, Francineuma e Raí continuaram a agredir a vítima com chutes e socos enquanto esta já estava caída no chão, causando – lhe então, diversas lesões corporais que, ao final, resultaram na sua morte. 

____________________________________

Publicado em: 01/07/2022 – 21:25

Informações: Jusbrasil

Da redação

Conheça nosso Podcast!

Publicações Relacionadas

Homem morre após acidente envolvendo candidatos a prefeito e vice prefeito de Palmas de Monte Alto

Ian Raniere

Guanambi chega a 306 casos da COVID-19 e 01 óbito

David Porto

Homem tem fraturas expostas graves após ser atingido por carro em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies