Alerta Bahia
Brasil Destaque

Prova de vida para o INSS não será mais exigida presencialmente, anunciou governo federal; veja os detalhes

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Nessa quarta-feira dia 02 de fevereiro o governo federal deixou público que decidiu acabar com a prova de vida presencial para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova regra entrará em vigor depois da publicação no (DOU) – Diário Oficial da União, que está previsto para esta quinta-feira dia 03/02. 

Com a mudança, conforme apurou o site, o procedimento será feito de forma digital, através do cruzamento de dados dos bancos de informação dos governos federal, estaduais, das prefeituras e até mesmo por entidades privadas que servirão de apoio na troca de informações. 

De acordo com dad os informados, número maior que 36 milhões de beneficiários do INSS faziam a prova de vida em agências do INSS anualmente. Contudo, a medida vai facilitar o processo principalmente para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Sem essa prova, os benefícios são bloqueados e podem ser suspensos. 

Caso os dados e evidências de que a pessoa está viva não forem encontradas, um perito do INSS irá até a residência do beneficiário para atualizar o cadastro com a biometria das digitais e do rosto, disse o presidente do INSS, José Carlos Oliveira. 

Até o momento, poucos beneficiários podiam realizar a prova de vida digital usando dados de biometria no aplicativo “Meu INSS”. Nestes casos, o INSS estava usando dados registrados no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O Estado pedirá alguns documentos oficiais, os quais serão usados como forma de atestar a vida dos segurados, sendo: Consultas no SUS; Comprovante de votação; Emissão ou renovação de passaporte; Registro de vacinação; Emissão os segunda via da carteira de identidade/motorista e Transferência de imóvel ou veículo. 

As mudanças valerão para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria.

______________________________

Publicado em: 03/02/2022 – 11:00

Informações apuradas e informações do IstoÉ

Publicações Relacionadas

Após denúncia, CIPE/Sudoeste faz buscas por arma de fogo em Malhada e conduz duas pessoas

David Porto

Comerciante de 34 anos morre após infarto fulminante no povoado de Pau D’Arco em Malhada

David Porto

Guarda Municipal recupera TV furtada em Carinhanha no mesmo dia

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies