
O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) foi favorável ao parecer de qualificação do projeto que prevê a transferência da administração de oito barragens para a iniciativa privada, através de uma parceria público-privada (PPP). A proposta agora segue para aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre as estruturas contempladas, cinco estão localizadas na Bahia, todas inseridas na Bacia do Rio São Francisco, sendo elas: Ceraíma, Cova da Mandioca, Mirorós, Poço do Magro e Zabumbão. Além dessas, o projeto também inclui as barragens de Bico da Pedra e Estreito, em Minas Gerais, e Boacica, em Alagoas.
A iniciativa, encaminhada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), visa garantir uma gestão mais eficiente, sustentável e segura dessas importantes estruturas hídricas. Com a concessão, o governo federal espera ampliar a segurança das barragens, melhorar a gestão dos recursos hídricos e potencializar usos como abastecimento, irrigação e geração de energia.
Com o aval do Conselho, o projeto aguarda agora a assinatura do presidente Lula para avançar à fase de estruturação etapa em que serão definidos os detalhes da concessão e as obrigações das partes envolvidas.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
___________________________________________
Publicado em: 27/04/2025 – 23:07
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Família localiza carinhanhense que estava há mais de 90 dias desaparecido no Rio de Janeiro - 28/04/2025
- Projeto prevê transferência da administração de cinco barragens para iniciativa privada na Bahia - 27/04/2025
- Polícia Militar localiza motocicleta furtada e prende dois indivíduos por receptação em Carinhanha - 27/04/2025