Foi confirmado no município de Guanambi, sudoeste da Bahia o primeiro caso positivo da variante SARS-COV-2 da linhagem B.1.617.2 (Variante DELTA), conforme alertou a Secretaria de Saúde através de uma nota.
A confirmação se deu nesta segunda-feira dia 04 de outubro, tratando-se de uma mulher de 34 anos, sem comorbidades, diagnosticada com COVID-19 no dia 13 de setembro, apresentando sintomas leves (Coriza, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, distúrbios olfativos, distúrbios gustativos e sem internação).
O caso foi confirmado por sequenciamento genético por amostragem em caso confirmado de COVID-19, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
Ainda quanto a paciente, ao testar positivo para a COVID-19 em setembro Cumpriu o isolamento domiciliar no período de 10 dias e atualmente encontra-se recuperada.
Quanto a origem deste caso de Delta, foi informado que a paciente apresentou histórico de viagem para Salvador onde há circulação da variante.
A mulher de 34 anos havia tomado a 1ª dose da vacina Pfizer no dia 13 de agosto de 2021. A partir da investigação epidemiológica, identificou-se cinco (05) contatos que realizaram também isolamento, destes apenas um (01) testou positivo para COVID-19, apresentando sintomas leves e recuperado.
Estudos apontam que a variante Delta é muito mais transmissível do que foi observada em outras variantes e declarada como uma variante de preocupação pela Organização Mundial de saúde (OMS), especialmente em relação aos sintomas, por serem parecidos com um resfriado, como coriza, dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar e febre, podendo ser confundida com uma gripe comum, levando muitas pessoas contaminadas a não procurarem o serviço de saúde, e consequentemente a não realizarem o isolamento domiciliar, aumentando a transmissão da doença.
Apesar da atual situação epidemiológica no município apontar para uma redução sustentada da positividade dos casos de COVID-19, assim como de internações, casos graves e óbitos, a Secretaria de Municipal de Saúde alerta a população para o risco de uma transmissão comunitária da variante Delta.
Portanto, reforça-se a necessidade de manter as medidas sanitárias de proteção individual e coletiva, como o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social evitando aglomerações, e a importância do esquema vacinal completo. O Pronto Atendimento COVID-19 continua sendo a referência para quadros de sintomas gripais para toda nossa população.
____________________________________________________
Post – 05/10/2021 – 06:36
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Águas começam a correr pelo Rio Verde Grande em Malhada pela primeira vez desde o período chuvoso passado - 29/11/2024
- Malhadense denunciado por matar homem com golpe de faca no olho em Carinhanha irá a júri popular na primeira semana de dezembro - 29/11/2024
- Homem denunciado pelo assassinato de idoso na cidade de Iuiu vai a júri popular no fórum de Carinhanha - 29/11/2024