Primeira RPPN para proteger mananciais hídricos e biodiversidade é criada por ambientalistas em Carinhanha

Compartilhe >>

Ambientalista e produtores em Carinhanha/Foto reprodução

A equipe técnica do Instituto Água Boa, em parceria com o presidente Jorge Velloso e o Gestor das Unidades de Conservação administradas pelo INEMA na região Oeste do estado, Iedo Vitor, deu início a um projeto inspirador no município de Carinhanha, no Oeste da Bahia. Juntos, os ambientalistas estão trabalhando para criar a sonhada Reserva Particular do Patrimônio Natural – (RPPN Nova Vida), que será a primeira do município.

A iniciativa vem ao encontro da extrema importância de proteger os mananciais hídricos presentes na foz do Riacho do Ramalho com o Riacho das Pitubas. A região é rica em características naturais, incluindo remanescentes de Floresta Estacional (Mata Atlântica), que possuem inestimável potencialidade ecológica.

Conforme informado ao site Alerta Bahia, a RPPN Nova Vida faz parte do Projeto Biomas da Bahia, contando com o apoio do Ministério Público do Estado, que reconhece a relevância ecológica dessa iniciativa de conservação.

Para quem ainda não conhece o projeto, a RPPN é um tipo de Unidade de Conservação da Natureza criada em área privada, por iniciativa dos proprietários, e reconhecida pelo órgão público competente. Essas reservas são gravadas com perpetuidade na matrícula do imóvel e têm como objetivo principal proteger a biodiversidade local.

É importante destacar o papel fundamental da RPPN Nova Vida na preservação do patrimônio natural de Carinhanha, garantindo a conservação dos recursos hídricos e da rica fauna e flora que compõem esse ecossistema único. Ações como essa mostram que é possível unir esforços em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

Conforme apurou o site, outra ação como está já foi realizada no município de Feira da Mata, na Fazenda Limoeiro.

A iniciativa que é pioneira deve servir de exemplo e inspiração para outras cidades e regiões, incentivando a criação de mais RPPNs e fortalecendo a rede de proteção ambiental em todo o estado da Bahia.

________________________________________

Publicado em: 20/07/2023 – 08:46

Com Informações:

Da redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim