Alerta Bahia
Destaque Regional Sudoeste

Preocupado com um possível futuro rompimento, grupo Direita Guanambi visita a construção da barragem de rejeitos da Bahia Mineração em Pindaí

No último sábado dia 13 de abril, o grupo Direita Guanambi esteve visitando a BAMIN (Bahia  Mineração) preocupados com o meio ambiente e com a construção da barragem de rejeito de minério de ferro localizada município de Pindaí.

Segundo o grupo, em caso de rompimento desta barragem, esse rejeito vai correr pelo córrego Cachoeira caindo no Rio Grande onde desaguará na barragem de Ceraíma, causando grande destruição na região.

Diante desse eminente risco para o futuro das novas gerações, esse grupo de cidadãos buscaram esclarecimentos sobre o tipo de material que será utilizado na construção da barragem e até que ponto é confiável conforme a legislação brasileira em vigor.

O grupo também informou que está solicitando do ministro do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Mineração, uma fiscalização em toda a implantação do projeto, principalmente na parte da construção da barragem, que é a grande preocupação da população de Guanambi.

Segundo Wilson, diretor da BAMIN, a construção da barragem será de forma jusante, umas das mais seguras, com um custo de 200 milhões e toda água usada na lavagem do minério, água essa vinda do Rio São Francisco através da adutora da empresa será devolvida ao rio onde foi captada ou aos seus afluentes depois de tratada e livre de contaminação conforme exige a legislação. Sendo assim, o riacho da Cachoeira passará a ser perene e sua água potável.

Mesmo diante dessas informações, temos que ficar atentos pois o risco é grande e cada cidadão deve buscar esclarecimentos com especialistas e/ou pesquisar em fontes seguras, até mesmo visitando o local como fizeram alguns vereadores e o prefeito de Guanambi para tirar suas próprias conclusões”, comentou o grupo.

__________________________________________________________________________

Post – 18/04/2019 -08:47

Fonte: Direita Guanambi

Publicações Relacionadas

Polêmica: Família do jovem desaparecido há 41 dias em Malhada acham que ele foi morto pelo tio

David Porto

Clima político esquenta em Malhada e vereadores repudiam crimes de perfis falsos nas redes sociais

David Porto

Veja Vídeo: Cantora Anitta abre festejos de Carinhanha e segundo a PM aproximadamente…

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: