Prefeitura divulga programação do aniversário de 36 anos da cidade de Iuiu

Compartilhe >>

Cartaz

No domingo, dia (23) de fevereiro, o município de Iuiu, no sudoeste da Bahia, comemora 36 anos de emancipação política. 

O município foi emancipado em (24) de fevereiro de 1989, quando se separou do município de Malhada, do qual fazia parte. 

Segundo a gestão atual, da prefeita Valdinha, a comemoração terá festa com atrações musicais e apresentações culturais. 

Pela manhã, o dia começa com o tradicional passeio ciclístico, às 07h00min, ao som de Stael do Forró. No período da noite, a partir das 21h00min, a festa conta com as apresentações dos artistas; Manu Pinheiro, Gasparzinho e Ricardinho e banda. 
 

História de Iuiu. 

 
Segundo o IBGE, a povoação que deu origem ao município de Iuiu teve início por volta de 1907, quando surgiram as primeiras casas no local, nas proximidades de uma serra, que mais tarde seria chamada de Iuiu, às margens do riacho que leva o mesmo nome, em uma região pertencente ao Município de Carinhanha.  

  
Dois núcleos contribuíram para a sua povoação: Morrinhos e Roçadinho. Em Morrinhos, foi construído um pequeno mercado, uma igreja e um cemitério. Em Roçadinho, a dois quilômetros adiante, foi construído um mercado de tábua, coberto de casca de pau.  

  
Devido à proximidade das nascentes d’água, recebeu maior fluxo de forasteiros que foram contribuindo para o seu desenvolvimento. O primeiro comerciante local foi o Pacômio Pereira Magalhães.  

  
Em 1937, foi construída a primeira igreja de Roçadinho, liderada por Joaquim Umbuzada e sua esposa, Francisca Umbuzada. O governo fez a doação da imagem de Santa Luzia, que ficou sendo a padroeira do povoado.  
O topônimo de Iuiu começou a ser usado a partir de 1938, e foi adotado em decorrência da grande incidência na região de um pequeno peixe conhecido como ‘Iuiu’.  

  
A fertilidade de suas terras, chamou a atenção de muitos moradores de outras regiões, como Palmas de Monte Alto, Guanambi, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Caetité e Carinhanha.   

São lembrados como primeiros moradores as famílias Vilas Boas, Lopes, Fagundes, Frota Viana e Montalvão.  


As primeiras obras públicas no lugar foram um pequeno açude no Riacho Iuiu e o Grupo Escolar Duque de Caxias.  

O Povoado inicialmente pertencia à Comarca de Carinhanha, e posteriormente à de Malhada.  

  
Sua criação se deu por força da Lei nº 4.833 de 24 de fevereiro de 1989, que emancipou o município, politicamente desmembrado de Malhada. 

______________________________________

Publicado em: 07/02/2025 – 20:24

Da Redação

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim