Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Prefeitura divulga atração completa do aniversário de 114 anos de Carinhanha; Conheça a história do município

Cartaz divulgação da prefeitura

O município de Carinhanha, situado na região do Vale do São Francisco, na Bahia, completa 114 anos nesta quinta-feira dia (17) de agosto.

Carinhanha é um município brasileiro localizado no oeste do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco, na divisa com Minas Gerais. Sua população estimada em 2022 é de 28.869 habitantes e faz divisa com o município mineiro Juvenília, ao Sul. Vincula-se economicamente tanto com o município vizinho de Malhada (situado na margem oposta do rio) bem como com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente.

O aniversário da cidade é na quinta-feira (17/08), como já informado acima, porém, no dia 01 de agosto a prefeita municipal, Chica do PT, lançou um decreto passando o feriado para essa sexta-feira (185/08), por conta também da vinda da Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, por conta disto toda a comemoração acontecerá nessa sexta-feira.

Confira a programação 18/08:

Praça da Matriz

7h – Abertura da 20° Gincana Cultural de Carinhanha;

17:00 – Encerramento da Gincana com os resultados;

Praça do Cais

13h – Ato Político com a presença ilustre da Ministra Marina Silva, Vice-Governador da

Bahia, Prefeita, lideranças e autoridades regionais.

19h – Ato Solene

20h Show Cultural Voz e Violão

– ABERTURA COM JOEL FILHO: 20:30

– EIDINHO E BANDA: 21:30

– GRUPO PAGODEAR: 22:30

– PATRICK MENDELL: 23:30

História de Carinhanha

Os primitivos habitantes desse território foram os índios caiapós, que tinham aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a cidade de Carinhanha, vivendo em completa harmonia, quando, pelo ano de 1712, presumivelmente, nele penetrou pela primeira vez o homem civilizado. Segundo a tradição local, coube essa primazia ao famoso bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas. Em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, onde encontrou um aldeamento de índios caiapó, resultando numa luta sangrenta e fracasso dos índios. Aí o bandeirante fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.

Muitos queriam que o nome do local fosse “Carunhanha”, isto é, “loca de sapo”, entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente no lugar, hoje raramente encontradas nas margens das lagoas. Outros já dizem que o nome é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de Cainhanha. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande. Sua sede recebeu foros de cidade em 1909.

Carinhanha/Foto divulgação

________________________________________________________

Publicado em: 17/08/2023 – 14:55

Da redação

História de Carinhanha: Fonte Wikipédia

Publicações Relacionadas

Com cinco votos, 2 abstenções e não comparecimento da chapa adversária Pí do Luana é eleito presidente da Câmara de Carinhanha

David Porto

Serra do Ramalho registra 02 óbitos por COVID-19 em três dias

David Porto

Município de Carinhanha tem 23.281 eleitores aptos a votar nesse domingo dia 02 de outubro

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies