Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Prefeitura de Carinhanha realiza capacitação para criação de galinha caipira, formação para produção de cosméticos e fará regularização fundiária de pequenos produtores

Capacitação na criação de galinha caipira em Barra do Parateca/Ascom de Carinhanha

Aconteceu em Carinhanha, Oeste da Bahia, na última terça-feira dia 02 de agosto, uma capacitação de pequenos produtores rurais para criação rentável da galinha caipira. 

O evento aconteceu na escola municipal Francisco Pinto no Distrito de barra do Parateca e contou com um curso para compreensão de manejo com criação da galinha caipira que foi realizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento.  

A formação faz parte do Capacita Rural, que visa promover qualificação para o agricultor e produtor rural do município. “A gente escolheu esta comunidade pela tradição da criação de aves e também porque tem um grupo de mulheres que já receberam um kit de 10 galinheiros que estão sendo construídos aqui, na comunidade, objetivando a produção de ovos”, destacou a secretária, Ivani Santos. 

 De acordo com a gestora, a capacitação inclui manejo sanitário, vacinação, alimentos e estratégias alternativas à ração, geração de novas aves, manuseio correto dos ovos, construção de galinheiros com reaproveitamento de materiais e outros temas relacionados. “Futuramente construiremos uma unidade classificadora de ovos no município e deste modo, as famílias poderão comercializar seu produto de forma legal, oferecendo qualidade e com benefícios à saúde humana”, relatou. 

Para a produtora Daldite Maria da Silva, que já está construindo o seu galinheiro, a formação chega em bom momento. “Com essa explicação que estamos recebendo, acho que vai dar pra trabalhar. Começando agora do zero, a gente tem que colocar a mão na massa”, contou. 

 Durante este mês de agosto haverá mais duas formações sobre o tema: uma será na comunidade do Cheira Cabelo, no dia 16 e em Riacho do Capinão no dia 30. 

A gestão municipal também promoveu recentemente a formação para produção de cosméticos à base de mel e criou uma comissão que irá atuar na regularização fundiária de pequenas propriedades rurais.  

__________________________________

Publicado em: 03/08/2022 – 07:27

Informações Ascom-Carinhanha

Por: Redação

Conheça nosso Podcast!

Publicações Relacionadas

Rio São Francisco chega a 7,80 metros em Carinhanha; lagoa transborda e interdita trecho da vicinal principal de Malhada

David Porto

Médico Dr. Isaac sofre acidente na BR-030 em Palmas de Monte Alto

David Porto

Prefeito de Malhada entrega ambulância e inaugura calçamento em comunidade de Julião

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies