Prefeita denuncia explosão de abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Carinhanha e deixa desembargadores atônitos em reinauguração do fórum da comarca

Prefeita de Carinhanha denuncia explosão de abusos sexuais contra crianças e adolescentes/Foto Alerta Bahia

A violência sexual contra a criança e ao adolescente foi um dos principais assuntos trazidos durante a reinauguração do Fórum da comarca de Carinhanha, no oeste da Bahia, no dia (26) de outubro.

Com a presença do desembargador presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Soares Castelo Branco; do desembargador coordenador da Infância e Juventude do TJBA, Emílio Salomão Resedá, do vice-presidente da Associação de Magistrados da Bahia, juiz Eldsamir Mascarenhas, do juiz titular da comarca Dr. Arthur Antunes Amaro Neves e demais juristas, a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT) chamou a atenção de todos presentes ao denunciar e pedi socorro à sociedade e às autoridades contra a violência sexual que assola crianças e adolescentes no município.

Durante sua fala, a prefeita, que estava presente na mesa, silenciou o público e atraiu os olhares atentos das autoridades ao afirmar que as crianças e as adolescentes estão se acabando e que os mais vulneráveis estão à mercê da pedofilia e da violência sexual.

A fala de Chica soou forte e deixou os membros do judiciário atônitos, pois os dados policiais de um município que não chega a 30 mil pessoas apontam que 80% das violências que chegam ao judiciário são ligadas ao abuso sexual contra a criança e ao adolescente, algo preocupante para uma sociedade que vive no século XXI, que devia estar preocupada em captar avanços e tecnologias, está tendo que retroagir e concentrar na luta contra crimes como este, que já devia ter ficado no passado.

Nessa cidade virou cultura os mais vulneráveis, os que não tem voz, os que tem fome, serem vítimas de abusos”, exclamou a prefeita ao “pedir socorro”.

A fala da gestora denunciou que no município existia casa de vulneráveis que formava fila de podófilos, e ainda concluiu dizendo que as crianças dos municípios estão se acabando por conta desse crime.

Em outrora, o delegado de polícia, Zanderlan Fernandes, já havia enfatizado o assustador volume de crime contra adolescentes e vulneráveis no município, e ainda comentou que em grande maioria dos casos o povo enfrenta a situação como algo normal, “um crime que virou cultura”, mas que está sendo combatido.

Após o pedido de socorro da prefeita o desembargador coordenador da Infância e Juventude do TJBA, Emílio Salomão Resedá, disse ter ficado assustado, lamentou e ainda chamou a atenção dos conselheiros tutelares para maior ação contra esses crimes.

O presidente do TJ-BA, Nilson Castelo branco, disse que irá entregar a fala da chefe do executivo carinhanhense diretamente ao governador e sua esposa, e pedirá providências.

Ouça a fala de Chica!

______________________________________

Publicado em: 01/11/2023 – 07:05

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim