Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid-19

Foto:Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19 no Brasil, ambas se tornaram as primeiras vacinas contra a Covid a poderem serem aplicadas na população do país.

A reunião que discutiu o tema aconteceu no último domingo 17 de janeiro, e durou por mais de 5 horas, durante a votação, cinco diretores votaram favorável, acompanhando o voto da relatora Meiruse Souza Freitas primeira a votar. A decisão valeria após a publicação no Diário Oficial.

Com relação à vacina de Oxford, o voto da diretora vale apenas para o uso das 2 milhões de doses que o governo ainda tenta importar da Índia.

Em relação a vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, será fabricada e distribuída no país pelo Instituto Butantan, segundo a relatora, a Coronavac é o único imunizante contra a Covid-19 com estoque no Brasil e que a ideia é que as doses sejam disponibilizadas ainda esse mês. Segundo a Anvisa atestou, a eficácia da vacina para evitar a manifestação da doença é de 50,39%, segundo a Anvisa atestou neste domingo a Anvisa.

Também com uso emergencial aprovado por unanimidade, a eficácia geral da vacina de Oxford/AstraZeneca é de 70,42%, segundo calculou a Anvisa. O dado considera mais de uma forma de aplicação e intervalo entre doses. No Brasil, com duas doses, a eficácia ficou em 62%.

Sem a vacina de Oxford em mãos, a campanha de imunização deve começar com a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac e distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan.

________________________________________________________________________________

Post – 18/01/2021 – 15:42

Da Redação.

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim