No dia 16 de maio a Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal da Bahia deflagraram a ‘Operação Aerarium’, para coibir criminoso que agiam contra instituições financeiras do estado, principalmente o grupo que assaltou três agências bancárias simultaneamente na madrugada da última sexta-feira (07/05) Correntina, oeste baiano.
Conforme a Policia Militar, foi montado um gabinete de crise, operante para provedor de ações de inteligência e direcionamento de esforços operacionais de tropas especializadas e convencionais, com patrulhamento preventivo, cerco e bloqueio em horários e locais críticos, iniciando no Recôncavo Baiano, logo se estendendo por todo o estado.
Após o comentado assalto de Correntina, ainda na fuga dos assaltantes, houve confronto armado com policiais militares na cidade de Maracás-BA, onde foram estabelecidos cercos e bloqueios em toda a região, os quais perduram por 08 (oito) dias, com o emprego aproximado de 1.000 (mil) policiais militares, o que resultou em várias prisões e em confrontos que resultaram no abatimento de criminosos.
Na localidade de Maracás, dois integrantes da quadrilha foram presos, 05 (cinco) tombaram em confronto com as forças policiais, dentre eles o assaltante de banco mais procurado do estado, Lívio dos Santos Amaral, vulgo Lorota, e foi recuperado cerca de R$ 288.000,00 (duzentos e oitenta e oito mil reais), produto do assalto às instituições financeiras.
Em Serra do Ramalho-BA um outro grupo da quadrilha também confrontou as forças policiais no período, resultando na morte de dois integrantes, em confronto policial, e prisão de outros dois em dias diferentes, com esses um forte armamento.
segundo informou a ASCOM da polícia, até esta sexta-feira dia (14), a Operação Aerarium resultou em 09 (nove) prisões, 08 (oito) mortes em decorrência de intervenção policial, apreensão de 15 armas de fogo, 863 munições de diversos calibres, 07 veículos automotores, aproximadamente 12 quilos de substância análoga à maconha e 02 de cocaína, além da recuperação de um total de R$ 315.796,00 (trezentos e quinze mil, setecentos e noventa e seis reais).
O coronel da PM, Ivanildo da Silva, comandante do policiamento da região sudoeste, atribuiu o sucesso da operação à perseverança, união e fé de toda a tropa empregada, ao tempo que agradeceu à participação de todos envolvidos, direta e indiretamente, sem distinção, à população da cidade de Maracás e região, assim como o apoio institucional, na pessoa do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel, Coutinho, e demais forças de segurança.
_______________________________________________________________
Post – 15/05/2021 – 08:27
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024
- Mulher aciona Polícia Militar após ser agredida e ameaçada de morte pelo companheiro em Carinhanha - 24/11/2024