Pesquisadoras encontram populações de antas em regiões de Caatinga, bioma onde a espécie era considerada extinta

Compartilhe >>

Imagens de expedição – Foto da INCAB

Pesquisadoras da INCAB – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira realizaram expedições à Caatinga por três anos consecutivos para a coleta de dados sobre a ocorrência da anta no bioma.

Durante 24 dias do mês de março de 2025, a equipe da INCAB investigou diversas localidades da Caatinga em busca de relatos e vestígios da presença da anta brasileira. Em 2012, a espécie foi declarada extinta no bioma Caatinga com base em pouquíssimos dados existentes na época. Hoje, após a realização de três expedições de campo em três anos consecutivos (2023, 2024, 2025), sabe-se que a anta não está extinta na Caatinga. Foram descobertas populações da espécie em áreas de Caatinga no norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Piauí. A descoberta é um grande feito para a conservação dessa espécie ameaçada de extinção.

Imagem ilustrativa

Este ano, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) será reavaliada e os dados levantados pela INCAB-IPÊ na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal serão de extrema importância para determinar o status de conservação da espécie no Brasil e para retirar a anta da categoria ‘localmente extinta’ no bioma Caatinga.

_____________________________________________

Publicado em: 11/04/2025 – 06:40

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim