Parlamentares confrontam comandante do 17º BPM de Guanambi e dizem que a segurança pública “vem descendo a ladeira,” durante sessão ordinária

O novo comando do 17ª Batalhão de Polícia Militar da Bahia vem desagradando e provocando preocupação da população quanto a segurança pública do município e região coberta.

Durante sessão ordinária da última segunda-feira dia (15) de abril, o comandante Tenente Coronel Hamilton Ferreira dos Santos recebeu intensas críticas, questionamentos e ainda foi confrontado por parlamentares quanto a situação da segurança da região.

Uma das falas que chamaram a atenção no evento, é que o município de Guanambi, também conhecido como um “polo regional”, com 90 mil habitantes, conta apenas com 4 viaturas da Polícia Militar.

Um dos assuntos debatidos e que deixa a população preocupada é a saída de vários policiais. A exemplo da transferência de 45 policiais militares, como também a exoneração do subcomandante Major PM Osvaldo Veloso Vidal, o qual tinha saído da 94ª CIA de Caetité para o 17º BPM e agora foi para o policiamento Meio Oeste.

Em sessão o parlamentar Diego Pi do (Avante) falou diretamente ao comandante que a segurança pública da cidade está “descendo a ladeira”, bem como reivindicou o aumento do efetivo e das viaturas do 17º BPM. E o colega vereador Paulo Costa do (PCdoB) desmentiu o comandante, relatando que em seu ponto de vista, o militar oferece um cenário otimista da violência na cidade, porém, o que chega até os parlamentares contradiz diretamente o que foi dito por ele (comandante).

“Infelizmente, os números da violência em Guanambi pioraram em todos os aspectos”, disse Paulo Costa.

Segundo a jornalista Neide Lú publicou sobre as mudanças, fontes não reveladas disseram que vários policiais solicitam transferência para outros comandos, como Caetité, Meio Oeste e Vitória da Conquista. A razão por trás dessa movimentação são as ações do comandante atual, que, segundo relatos, tem fragilizado a estrutura do Batalhão, e que pode colocar em risco a segurança da população.

Para a imprensa o comandante respondeu que: Em relação à falta de policiamento em algumas cidades mencionadas, reconhece a ocorrência de desfalques em alguns dias, decorrentes da apresentação de policiais para cursos de cabo e sargentos, visando a progressão na carreira. Contudo, ele assegura que essa situação é transitória e será normalizada após a conclusão desses cursos.

No que diz respeito à redução do número de viaturas destinadas ao policiamento da cidade, o Comandante Ferreira assegura a presença diuturna de quatro viaturas quatro rodas, uma base móvel e oito motocicletas, todas direcionadas a Guanambi e seus distritos. Adicionalmente, cada uma das nove cidades restantes conta com uma viatura para manter a segurança local.

A população, não só guanambiense, mas da região onde cobre o 17ª BPM, pede uma melhora nas ações da Polícia Militar, que de fato, notadamente vem “esfriando” nos últimos meses.

_____________________________________

Publicado em: 18/04/2024 – 12:04

Informações: Agencia Sertão

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim