O ciclismo feminino em Malhada ganha força e o grupo “Belas do Pedal” é formado

Compartilhe >>

Uma bicicleta já foi objeto caro, de grande cobiça, algo que nem todos podiam adquirir, entretanto com o passar do tempo foi ficando mais acessível, viu a motocicleta te ultrapassar, depois o automóvel (carro) e aos poucos foi sendo deixada de lado, abandonada em casa, esquecida por uma geração que se habituou em utilizar menos o esforço físico para se locomover.

É desse antigo meio de transporte que vamos falar nesse artigo, o qual contará sobre o feito de duas ciclistas que há dois anos deram suas primeiras pedaladas em uma bike profissional e hoje vem sendo grande incentivo no município de Malhada, sudoeste da Bahia.

As malhadenses, Juciara (Juci da Bike) e Iara começaram no ciclismo com as meninas do vizinho município de Carinhanha, oeste da Bahia e foram gostando da prática, sempre participavam dos treinos, passeios e competições, e aos poucos foram se consagrando ciclistas. Segundo conta Juciara, de início ela acreditava que o fato delas pedalarem com uma bike profissional, a dedicação e usarem roupas de ciclistas eram tidas como “doidas”, ou no mínimo sorriam de seus EPIs, mas com passar do tempo muitas foram observando e se sentiram incentivadas, pensaram até que resolveram experimentar, e ao praticar os “pedais” começaram a gostar, hoje de duas ciclistas o município já passou a ter 08 ciclistas, oito mulher em cima de uma bicicleta pedalando até centenas de quilômetros, e agora formaram até um grupo, ‘Belas do Pedal’.

Há dois anos quando nós iniciamos, não sabíamos o que de fato era uma bike, e nem a verdadeira função das roupas de ciclismo, tampouco dos benefícios que a prática proporciona ao ser humano, as meninas que entraram agora também não sabiam, e aos poucos estão conhecendo e pegando gosto pela prática”, disse uma das pioneiras no município.

O retorno da bicicleta vem crescendo, ela foi aprimorada e modernizada. Várias competições já começavam na região, inclusive Carinhanha, porém teve que passar por uma pausa por conta da pandemia, só que o vírus vem atrapalhando os eventos, mas o aumento no número de participantes continuou e com mais força.

Conforme informado ao site Alerta Bahia, as novatas já começaram dar voos mais longos, e no sábado dia (11) de julho foram até Palmas de monte Alto, um percurso de 138 Km. Oito dias depois, sábado dia (18) foi a vez da comunidade de Riachão receber as meninas do pedal, e pedalaram juntas com um grupo de mulheres local, o qual já está sendo formado e lá as Belas passaram alguns macetes e informações às recém-chegadas.

O grupo Belas do Pedal hoje já tem até participante conquistadora de título em competição, e hoje é composto por Juciara, Michele, Iara, Géssica, Ana Angélica, Simone, Ana Maria e Viviane.

_________________________________________________________________________________________

Post – 15/07/2020 – 20:47

Por: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim