
O sistema do Bolsa Família saiu do ar dia (28) de fevereiro e ficará até o dia 16/03. A partir do dia 17 de março o programa passa por uma mudança. O governo está implantando um novo sistema, que na prática, deve fechar o cerco para fraudes, ou seja, pessoas que omitem informações para ser beneficiadas pelo programa, mesmo sem se enquadrar no perfil.
Conforme apurou o site Alerta Bahia, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome irá implantar o novo Cadastro Único a partir do dia 17 de março. O Cadastro único é um instrumento governamental brasileiro de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. Hoje o cadastro é a porta de entrada de mais de 40 programas sociais do governo Federal, dentre eles, o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada BPC, que passarão por mudanças.
Segundo o coordenador do Cadastro único e programa Bolsa Família da cidade de Carinhanha, Gyllyard Santana (Gil do Bolsa Família), em todo o país o sistema está fora do ar até o dia 17 de março de 2025. Ainda conforme Gil, o novo cadastro tem o objetivo possibilitar melhores serviços à população e também fechar o cerco a fraudes nos programa.
Outro detalhe importante sobre a mudança, é que essa nova plataforma vai permitir cruzamentos de dados online, de diferentes bases do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados da família.
Outro detalhe observado, é que haverá mudanças também nos cadastramentos, já que em outrora os cadastros e recadastro ocorriam na base do Bolsa Família. Mas agora será diferente, os servidores terão que fazer esse cadastro na própria residência do interessado. O que deverá também fechar o cerco para fraudes onde alguns titulares do cadastro declaram separação do marido ou da mulher para permanecerem recebendo o benefício, e no cadastro a equipe vai conseguir se certificar disto.
Ainda conforme as informações apuradas pelo jornalismo do Alerta Bahia, as normas são claras que nesse intervalo, de 28/02 a 17/03, não haverá suspensão de cadastros.
__________________________________________
Publicado em: 14/03/2025 – 11:09
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- CODEVASF apresenta projeto para fortalecer a agricultura irrigada de Serra do Ramalho - 17/04/2025
- Moradores lamentam fechamento da agência do Bradesco na cidade de Iuiu - 17/04/2025
- Polícia Civil indicia nutricionista que receitava anabolizantes para fisiculturista malhadense morto após infarto em Goiânia - 16/04/2025