ATUALIZAÇÃO – Sete pessoas foram hospitalizadas, onde três morreram e quatro estão em estado grave após tomar uma cachaça envenenada dentro de um ônibus que seguia de Santana para o povoado de Agrovila 02 em Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia.
Conforme repassou a Polícia Militar da 30ª CIPM, o fato ocorreu por volta de 15h00min desta sexta-feira dia 20 de maio, próximo a fazenda Boa Vista, que fica situada no povoado Porto Novo. Os passageiros intoxicados, Anderson Santos das Neves de 30 anos; Elena Deziderio Bispo, 51 anos; Soniele Alves da Silva (idade não identificada) e Carina Catia dos Santos de 21 anos estão hospitalizadas na UPA 24 horas de Santa Maria da Vitória, entretanto Vitor Oliveira de Assis de 17 anos; Marcone Ferreira de Souza, 36 anos e Igor Gabriel Santos Conceição de 19 anos não resistiram.
A Polícia Militar disse ainda que conforme relataram outros ocupantes, as vítimas ingeriram um líquido de procedência duvidosa achando que era pinga, e que alguns minutos depois começaram passar mal e foram desmaiando no interior do veículo, então foram levados com urgência para a UPA.
A Polícia Civil de Santa Maria da Vitória confirmou a informalização e disse que segundo consta, os trabalhadores da fazenda Boa Vista estavam na referida fazenda aguardando seus respectivos pagamentos pelos trabalhos realizados durante 20 dias, quando uma pessoa desconhecida, possivelmente um dos trabalhadores, trouxe uma garrafa com um líquido amarelado que aparentava ser cachaça e ofereceu aos demais colegas que estavam na parte de traz de um ônibus, as vítimas ao ingerirem o líquido do recipiente começaram a vomitar e caíram em convulsão. Houve uma comoção entre todos que presenciaram as cenas e passaram a socorrer as vítimas. Um grupo de pessoas colocaram as vítimas no ônibus e os conduziram para a referida unidade de saúde.
Há a suspeita de que o líquido tenha metanol um biocombustível muito utilizado nas indústrias químicas como solvente e também como componente para fabricação de diversos produtos. O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável e tóxico.
Conforme o caso, a delegacia de São Félix do Coribe formou-se uma equipe de policiais a fim de localizarem o possível autor, e conduziram um homem de iniciais (C.M.S) com o objetivo de esclarecer a situação, embora ainda não foi adiantado detalhes do depoimento do conduzido.
Volte mais tarde que estaremos averiguando para divulgar de onde são as vítimas e atualização do estado de saúde.
_______________________________________
Publicado em: 20/05/2022 – 21:04 / Atualização 21/05/2022
Da redação