Alerta Bahia
Destaque Oeste

Nova variante do novo coronavírus já chega ao oeste da Bahia

Imagem – Divulgação/Josilene Ramos Pinheiro, estudante de doutorado

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) detectou por meio de sequenciamento genético, uma nova variante genética do coronavírus causador da COVID-19 em Barreiras e também em Santa Rita de Cássia ambas as cidades no oeste da Bahia.

De acordo com a Universidade Federal do Oeste da Bahia, o estudo foi coordenado pelo Prof. Jaime Henrique Amorim, do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores e foi conduzido pela estudante de doutorado, Josilene Ramos Pinheiro que tiveram como parceiros os professores Fernando Melo e Bergmann Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).

O estudo consistiu no sequenciamento de genoma completo de mais de 40 coronavírus detectados de maio de 2020 a janeiro de 2021 em pacientes de diversas cidades do Oeste da Bahia.

As amostras foram agrupadas por trimestre. No último trimestre foram detectados dois coronavírus pertencentes ao variante P2, identificado pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Esta variante possui uma mutação na posição 484 da proteína S, de superfície, que confere maior capacidade de transmissão e de escape da resposta imunológica.

A primeira detecção aconteceu em (17) de dezembro de 2020, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia. A segunda foi detectada em (18) de janeiro do corrente ano, em amostra de paciente da cidade de Barreiras. Segundo a pesquisa em ambos os casos, os pacientes tinham cinco dias apresentando sintomas.

Em parceria com autoridades da saúde local, os pesquisadores investigam, se a transmissão já ocorre de forma comunitária e continuam o monitoramento de variantes genéticos do coronavírus.

O estudo tem financiamento FINEP, MCTI e CONSID.

________________________________________________________________________________

Post – 18/02/2021 – 17:18

Fonte: Universidade Federal do Oeste da Bahia

Da Redação.

Publicações Relacionadas

Campeonato de Serra de João Alves realiza a semifinal e grandes jogos define os times para a grande final

David Porto

Moradores da zona rural de Serra do Ramalho ficam ilhados e clamam por construção de ponte

David Porto

Serra do Ramalho registra 12ª morte provocada pelo novo coronavírus

Américo Júnior
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies