Nesta quarta feira dia (24) de maio, no período da tarde, o prefeito de Iuiu e presidente do consórcio interfederativo de saúde Alto Sertão, Reinalldo Góes, participou de uma importante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, representando o consórcio e os 23 municípios participantes.
A reunião contou com demais representantes de consórcios do Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa e o Ministro de Relações Institucionais Alexandre Padinha.
Em conversa com a reportagem do Alerta Bahia, Reinaldo disse que discutiu sobre as políticas públicas que são desenvolvidas através dos consórcios em parceria com os governos estadual e federal. Principalmente angariando que o governo federal passe a contribuir com o consórcio, que automaticamente estará contribuindo com a prestação de serviço de saúde aos munícipes da região de Guanambi.
“As discussões foram no sentido de o governo federal também passar a contribuir com os consórcios de saúde. Atualmente as despesas das Policlínicas Regionais são arcadas em 60% pelos municípios consorciados e 40% pelo estado. Agora haverá uma redução para os municípios, onde os mesmos passarão a arcar com 50%, o estado com 40% e governo federal com 10%”, pontuou Reinalldo.
O evento também sérvio para Reinalldo abordar pautas destintas a da saúde, como por exemplo, a retomada de obras paralisadas; infraestrutura; projeto Minha Casa Minha Vida e questões da luta pela redução da alíquota patronal do INSS para as prefeituras que atualmente é de 22,5%. Segundo o prefeito, a ideia para possibilitar um fôlego nas contas das prefeituras seria a adoção de uma alíquota proporcional a receita per capita, ou seja, os municípios com menos receitas deveriam pagar uma alíquota menor, os que tem grandes receitas pagaria uma alíquota maior.
________________________________
Publicado em: 24/05/2023 – 18:59
Da redação