O município de Malhada, no sudoeste da Bahia, em conformidade com a Lei 14.640/2023, visando o atendimento escolar em tempo integral e formação integral dos educandos, fez pactuação com a União para seguir as orientações direcionadas pela referida Lei para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral.
A Escola Municipal Paulo Feire, que é a pioneira em Malhada, atende estudantes do Ensino Fundamental I, oferecendo carga horária estendida e atividades extracurriculares enriquecedoras. Segundo a coordenação municipal de educação, a ideia é promover um ensino mais abrangente, que vá além das disciplinas de base, estimulando habilidades socioemocionais e fomentando o desenvolvimento integral dos estudantes.
Para concretizar esse importante galgar da educação malhadense, a gestão municipal, através da Secretaria de Educação, juntamente com a União, tem investido recursos significativos na infraestrutura da escola.
A Secretária Municipal de Educação, Míria Maristela, salientou que “Promover uma educação integral para os estudantes é reconhecer, antes de tudo, os aspectos que compõem o ser humano na sua totalidade, como intelectual, físico, emocional, cultural, religioso, étnico/racial, gênero, político, e abraçar toda essa diversidade como uma riqueza, capaz de mover o indivíduo para a liberdade”.

Uma assessoria foi contratada, Professora Dra. Cláudia Cristina Pinto, que em diferentes momentos conheceu o espaço e está acompanhando com formações e rodas de conversas dos diferentes segmentos da sociedade, como: Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Gestores da Unidade Escolar, Professores, Funcionários, Pais e estudantes, foram momentos de reflexão e participação através questionários estruturados e formações. Em sua fala, faz uma retrospectiva sobre o processo histórico da Educação Integral no Brasil. Mencionando os pioneiros dessa concepção de educação como é o caso do nosso conterrâneo Anísio Teixeira, bem como seu sucessor Darcy Ribeiro aos dias atuais com Jaqueline Moll.
Dessa maneira, percebe-se que em tempo ampliado na escola, as crianças das camadas sociais mais vulneráveis passarão a ter mais possibilidades, dentro de um ambiente seguro e livre, com estímulos para desenvolver habilidades, com maior segurança alimentar, além de experiências significativas que podem expandir múltiplas inteligências e sensibilidades no contato com a terra e com as outras crianças.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
____________________________________
Publicado em: 23/08/2024 – 20:48
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Polícia Militar Ambiental apreende caminhão carregado com carvão em Carinhanha - 10/07/2025
- Polícia Ambiental age em Serra do Ramalho, apreende motosserra e destrói fornos de carvão - 10/07/2025
- Indivíduo com mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva é preso em Urandi - 09/07/2025