Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Município de Carinhanha entrega 3 mil aves de postura para agricultores familiares

Carinhanha projeto de criador de aves desenvolvido pela prefeitura/Foto ASCOM

Através de uma ação que integra o Projeto Território Produtivo, que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar nas cadeias produtivas de bovinocultura, mandiocultura e avicultura, o município de Carinhanha recebeu 3 mil aves de postura para integrar a agricultura familiar municipal. 

Os animais chegaram na tarde dessa segunda-feira dia 10 de outubro e vem de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do Consórcio do Velho Chico (CDS).  
A entrega dos filhotes de galinha poedeira (botadeira) com um dia de vida foram entregues aos beneficiários em quatro comunidades, sendo: Cheira Cabelo, Barra do Parateca, Riacho do Capinão e Bebedouro. 

Os pintinhos chegam para complementar os 30 galinheiros que já foram construídos anteriormente pela gestão e equipados para o recebimento das aves. Além dos animais, os produtores também receberam ração e vacinas. Assim como continuarão tendo assistência dos técnicos da Secretaria. 
 
“Nós moramos no semiárido da agricultura familiar e para fazer a inclusão social precisamos apostar na criação miúda, como a da cabra, porco e galinha caipira. Com esta iniciativa, acreditamos que contribui e fortalece o pequeno produtor, colaborando para diminuir a desigualdade”, apontou a Prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro.  
 
Para o agricultor da comunidade de Riacho do Capinão, Francisco de Assis de Melo Teixeira, a criação e produção de ovos será uma importante fonte de renda. “Eu amei este projeto e já tentei fazer isso aqui uma vez, mas não deu certo porque faltou recursos. Eu já fiz as contas e com esta renda extra vai dar pra fazer uma feira boa e ainda uma carninha, aí”, comemorou.  
 
Projeto de capacitação à comercialização 
 
Conforme foi trazido pela Assessoria de Comunicação, a secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, Ivani Souza, explicou que esta é uma fase crucial para o projeto de criação de galinhas caipiras no município e informou que o objetivo é organizar o sistema para produção de ovos, fortalecendo especialmente o trabalho das mulheres nas unidades produtivas.  
 
“Agora é a etapa do manejo e os primeiros dias são muito importantes. Daqui a cinco ou seis meses, inicia a fase produtiva e nós já estamos organizando a unidade de beneficiamento de ovos, local onde será feito a higienização, embalagem, seleção e classificação, saindo com selo de inspeção para comercialização”, destacou.

__________________________________________

Publicado em: 13/10/2022 – 07:23

Informação: ASCOM/Carinhanha

Da redação

Publicações Relacionadas

Obra de R$ 7 milhões; Prefeitura de Carinhanha dá início ao serviço de revitalização e ampliação do Cais

David Porto

Malhadense põe lote a venda por seis mil reais na sede de Malhada

David Porto

Carinhanha registrou três novos casos de coronavírus nessa última quarta-feira (24)

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies