Mulher que cortou o pescoço de bebê de 45 dias de vida em Iuiu foi novamente a júri e teve condenação de 12 anos e 04 meses de prisão

Foto do julgamento de Elizabete em 2019/Foto Alerta Bahia

Em júri popular realizado nesta segunda-feira dia (21) de novembro, Elizabete de Souza Castro, acusada de matar uma criança recém-nascida de 45 dias de vida cortando seu pescoço com uma navalha, no bairro Planaltina em Iuiu, foi condenada a 12 anos e 04 meses de prisão.  

Em 11 de março de 2019 a ré foi julgada e condenada a15 anos de reclusão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado, porém, foi anulado com alegação de erro nos quesitos apresentados ao jurado na hora da votação. 

No julgamento desta segunda, Elizabete permaneceu na defesa de Dr. Custódio Brito, a acusação foi feita pelo promotor Aléx Bezerra e a presidência do júri estava com o juiz Dr. Arthur Antunes. 

A defesa manteve que a cliente tem problemas mentais e alegou imputabilidade, pois conforme argumentado, a mesma tem problemas mentais e disse que cometeu o crime pois ouvia uma voz de uma mulher “preta”, que pedia a criança.  

Quanto ao caso 

De acordo os autos, Elizabete matou Beatriz dos Santos, de 45 dias de vida, no município de Iuiu, no dia (03) de julho do ano de 2002 decepando seu pescoço com uma navalha depois de ter pedido a mãe para levar a criança para seu esposo registrar, haja vista que Beatriz teria nascido de uma relação do esposo da criminosa com uma outra mulher, dentro de seu casamento. 

Na época, Elizabete teria matado a recém-nascida e deixado o corpo ao lado de uma lavanderia. 

Neste segundo julgamento o jurado acatou a tese de semi-imputabilidade. O advogado de defesa falou ao site Alerta Bahia da retirada de uma qualificadora que tinha sido considerada no julgamento passado, a de “motivo torpe”, o que reduziu a condenação, embora disse que vai recorrer para reduzir mais e buscar a prescrição. 

A ré já cumpriu 05 anos de prisão em um manicômio judiciário, e atualmente está em liberdade.  

O caso teve grande repercussão na região. 

Veja como foi primeiro júri

Caso bárbaro: Mulher que decepou pescoço de recém nascido de 45 dias de vida em Iuiú é condenada em júri popular em Carinhanha » Alerta Bahia

_________________________________

Publicado em: 21/11/2022 – 21:32

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim