Morre aos 86 anos o ex-vice-prefeito de Feira da Mata e pai do vereador Cristiano do Ramalho

Edson Rodrigues Cunha e família/Foto Arquivo pessoal

Na última sexta-feira dia (08) de abril, morreu aos 86 anos, no distrito de Ramalho, o ex-vice-prefeito, Edson Rodrigues Cunha. O saudoso é pai do vereador Cristiano do Ramalho e foi o primeiro vice-prefeito do município de Feira da Mata, Oeste baiano, onde foi um dos lutadores pela emancipação. 

Edson Cunha fez parte ativamente da política desde antes da emancipação, quando o terreno feiramatense era parte do município de Carinhanha. 

Segundo informou a família, o patriarca faleceu as 21h40min devido uma parada cardiorespiratória, sendo velado na sua residência e sepultado no dia seguinte no cemitério local. 

A família enlutada escreveu um pouco sobre a trajetória de Edson. Veja na íntegra abaixo.

 

Morre Edson Rodrigues da Cunha, ex-vice-prefeito de Feira da Mata 

Uma dos proativos pela emancipação de Feira da Mata ele fez campanha pelo sim no plebiscito e foi o primeiro vice-prefeito do novo município. 

 A família de Edson Rodrigues da Cunha ainda consternada, comunica seu falecimento ocorrido na última sexta-feira às nove horas da noite em sua residência, em Ramalho. O sepultamento aconteceu no dia seguinte no cemitério local com a presença de familiares e amigos, tomados de muita tristeza. 

Seu Edson se destacou juntamente com outras lideranças políticas por uma trajetória de luta em defesa da emancipação do município de Feira da Mata, elegendo-se seu primeiro vice-prefeito em 1989. 

Também fundou e presidiu a Associação de Amigos de Ramalho, que foi mantenedora e gestora de uma creche e garantiu alimentação de qualidade ás crianças do Ramalho e assistência à população carente com vários benefícios garantidos com recursos das Voluntárias Sociais da Bahia e Legião Brasileira de Assistência (LBA). 

Teve também destacada e marcante atuação no fortalecimento da Educação no Distrito do Ramalho liderando o movimento por uma escola de nível ginasial (hoje ensino fundamental), o que resultou na Escola Estadual do Ramalho. Após o término do mandato de vice-prefeito que exerceu de 1990 a 1992, seu Edson deixou a vida pública, mas seu capital político elegeu sua esposa Dona Ana, para uma cadeira na Câmara de Vereadores em 1992, e seu filho Cristiano, que está no segundo mandato consecutivo no parlamento matense, do qual já foi seu presidente. 

Antes da emancipação política de Feira da Mata, Edson Rodrigues da Cunha já militava na política de Carinhanha de quem era grande correligionário dos ex-prefeitos Francisco Lima Cunha (Chicório) e Luiz Pinto de Menezes, atuando sempre em defesa dos interesses do povo do Ramalho e comunidades vizinhas. 

Seu Edson tinha 86 anos e faleceu no dia 08 de abril de 2022, às 21h40. A família convida parentes e amigos para a visita de sétimo dia na próxima quinta-feira, 14 de abril, às quatro horas da tarde. 

________________________________________

Publicado em: 12/04/2022 – 12:19

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim