
Moradores da zona rural de Carinhanha, no oeste da Bahia, estão denunciando a prática de armazenamento e o manuseio irregular de carvão vegetal em meio ao povoado de Cheira Cabelo.
Segundo informações encaminhadas ao site Alerta Bahia, pessoas que não tiveram os nomes identificados teriam instalado um local para o manuseio de carvão vegetal (Chapa) produzido de forma ilegal na região. O ponto estaria funcionando nas proximidades do prédio da associação de produtores rurais e também próximo a uma escola da localidade.
Ainda conforme os relatos, o manuseio do carvão produz resíduos que sujam o entorno e tem gerado poeira, o que vem causando transtornos e incômodo para moradores e pessoas que habitam nas proximidades do local. A situação tem preocupado a comunidade, principalmente por se tratar de uma área próxima a uma unidade escolar.
Diante do problema, os moradores pedem que os responsáveis pelo comércio e manuseio do carvão retirem o material do local. Caso contrário, afirmam que poderão acionar os órgãos de fiscalização competentes, como a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – (IBAMA), para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
O espaço segue aberto caso os responsáveis queiram se manifestar sobre a denúncia.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_______________________________________
Publicado em: 06/01/2026 – 06:40
Da Redação







