Moradores da Caatinga ajudam encontrar a anta no bioma onde a espécie havia sido declarada Regionalmente Extinta

Compartilhe >>

Imagens da expedição – Foto encaminhada pela INCAB-IPÊ

Uma descoberta importante para a fauna brasileira surpreendeu pesquisadores: a anta, considerada extinta na Caatinga desde 2012, foi redescoberta no bioma em 2024.

De acordo com estudos da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ), o animal foi encontrado em regiões do norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Piauí, após expedições realizadas desde 2023.

Segundo os pesquisadores, a redescoberta só foi possível graças à participação de moradores locais, que contribuíram com relatos e informações sobre a presença do animal na região.

“A anta nunca deixou de existir na região do Rio Carinhanha. O animal sempre esteve por aqui”, relatou uma moradora durante as entrevistas realizadas pela equipe.

Ao todo, mais de 300 entrevistas foram feitas entre 2023 e 2026, reforçando a importância da chamada “ciência cidadã”, que une conhecimento científico e saber popular.

A espécie havia sido classificada como regionalmente extinta na Caatinga após avaliação com poucos dados disponíveis na época. Com as novas evidências, pesquisadores agora avançam para estudos mais aprofundados, incluindo monitoramento com tecnologia de rastreamento.

A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e desempenha papel fundamental no equilíbrio ambiental, sendo responsável pela dispersão de sementes e manutenção dos ecossistemas.


www.alertabahia.com.br

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X


Publicado em: 30/03/2026 – 18:14

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim